Renan Filho quer recuperar credibilidade de Alagoas em execução de obras

Sem títuloOs trabalhos do governo de transição, nesta quinta-feira, 13, focaram na troca de conhecimento a respeito de obras em execução no Estado de Alagoas. O governador eleito Renan Filho, seu vice-governador eleito, Luciano Barbosa, e equipe, receberam informações das equipes das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; DER, Serveal, Casal e IMA. Entretanto, o que se sobressaiu no encontro foi a constatação, feita por Renan Filho, de que Alagoas é um dos Estados com menor índice de execução de projetos no Brasil.

“A imagem de Alagoas no governo federal é de um dos Estados que menos executa obras. Chegamos lá e ouvimos que o Estado tem mais de R$ 1 bilhão e não executa”, disse Renan Filho ao consultar Ministérios, em Brasília. Segundo o governador eleito, Alagoas dispõe de R$ 1,4 bilhão para investimentos, sem conseguir executá-los a contento. O dinheiro vem do Proinvest, programa do governo federal que disponibiliza recursos à juros baixos e prazos longos. O Executivo fica incumbido de investir em projetos prioritários – escolha é feita pela equipe de governo -, todavia o que ocorreu até agora foi a aplicação em recapeamento de vias de tráfego e acessos rodoviários, em detrimento a projetos como a construção de Centros de Diagnósticos de Saúde, Hospitais, Escolas e afins.

Os esclarecimentos sobre a pasta de Infraestrutura e afins foram feitos pelo secretário Marcos Vital, acompanhado pelo ex-titular Fernando Nunes e equipe. À Vital foram requisitados contratos e licitações feitas nos últimos seis meses. A iniciativa, justificada pelo próprio governador eleito, é evitar o cancelamento de contratos e licitações.

Renan Filho e sua equipe querem clareza no passo a passo da máquina administrativa, neste sentido, disse o governador eleito, “precisamos ver o pago, o feito e o medido”. Especificamente, por exemplo, no andamento das construções de moradias, Renan Filho frisou uma missão pessoal que é de continuar fazendo casas sob a alegação que é por causa deste mecanismo de obras que o Nordeste tem crescido bastante. Para agilizar esse processo e qualificar as obras de Alagoas, o novo governo deve criar um sistema de fiscalização mais rigoroso.

Outra solicitação feita a equipe da Infraestrutura é a enumeração das obras travadas no governo federal. O governador eleito, ainda como deputado federal, pretende se empenhar em ajudar na liberação. Tudo porque, Renan Filho denunciou uma intenção que é de duplicar as vias que dão acesso a Maceió – todas elas. A exemplo do trecho da BR 316 que vai da Polícia Rodoviária Federal até a cidade do Pilar, como também deve acontecer na região Norte da capital.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *