Golpe ameaça bloquear contas de usuários do Whatsapp
Um golpe, que já circula pela internet há algum tempo, ameaça fazer o bloqueio de contas do WhatsApp. Afirmando que o usuário violou as políticas de privacidade do aplicativo, a mensagem menciona o item “12848-WBR”, que não existe nos termos de uso do aplicativo.De acordo com matéria do site UOL Tecnologia, o golpe se trata de uma prática de phishing scam, que deseja infectar a máquina do usuários para roubar dados pessoais ou financeiros.
O conteúdo da mensagem diz que a violação se deu pelo envio de fotos e vídeos ilícitos ou ilegais supostamente denunciados por outras pessoas. Segundo o comunicado, existiria um novo termo aceitação que se não for visualizado bloqueará a conta do usuário de 5 a 90 dias. Entretanto, o e-mail não indica links a serem visualizados, mostra apenas o “termo de aceitação”.
No início deste ano, também foram identificados pelo laboratório de pesquisa da ESET América Latina outros dois golpes para o aplicativo. O primeiro disseminava mensagens que “possibilitavam” baixar o WhatsApp para Computadores Pessoais (PC). Já o segundo, espalhava uma mensagem de voz falsa, que tinha o obvetivo de espalhar o vírus Zeus, uma das ameaças virtuais mais populares em roubar dados dos usuários da Internet.
Fonte: Diário do Nordeste