Vereadores de Joaquim Gomes voltam a receber salários

1Dois vereadores de Joaquim Gomes que foram presos após denúncias de corrupção tiveram concedido o direito de voltar a receber os seus salários a partir deste mês.

Edvaldo Alexandre da Silva Leite e Tereza Cristina Oliveira de Almeida, os vereadores afastados, tiveram esse direito após ser impetrado um mandado de segurança com pedido de liminar em beneficio dos vereadores.

A decisão da liminar que determina o pagamento salarial foi concebida na última sexta-feira (7), e permanece até que o processo de investigação seja concluído, de acordo com o advogado de defesa dos dois parlamentares, Leonardo Moraes.

Os vereadores tiveram os salários suspensos por decisão da 17ª vara criminal.

Os salários estavam sendo pagos apenas aos suplentes dos vereadores, que foram empossados na Câmara Municipal de Joaquim Gomes no dia 20 de outubro. Com a decisão favorável ao pagamento de salário aos vereadores, suplentes e os dois parlamentares continuam a receber o salário.

Os outros seis parlamentares permanecem com os salários suspensos.

 

Entenda o Caso:

Dos onze, oito vereadores acusados foram presos, de receber dinheiro para integrarem a base aliada do prefeito afastado Antônio de Araújo Barros (PSDB), conhecido como “Toinho Batista”. Agentes da Polícia Civil, Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) deram cumprimento aos mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

A operação se deu durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores de Joaquim Gomes e tinha como alvo os parlamentares Edivan Antônio da Silva, Antônio Gonzaga Filho, Edvaldo Alexandre da Silva Leite, Cícero Almeida Lira, Adriano Barros da Silva, Antônio Márcio Jerônimo da Silva, Antônio Emanuel de Albuquerque de Moraes Filho, o Maninho, e Tereza Cristina Oliveira de Almeida. O ex-secretário de Saúde do município, Ledson da Silva, também foi preso por intermediar o pagamento aos vereadores.

No vídeo registrado por uma câmera escondida dentro do veículo utilizado por Ledson da Silva, o primeiro a aparecer é Edivan Antônio, que também trabalha como escrivão do Fórum de Joaquim Gomes . O vereador é filmado recebendo uma quantia de dinheiro e, em seguida, cobrando a parte de Adriano Barros e Antônio Márcio.

Também foram registrados os momentos em que o ex-gestor repassava o pagamento em espécie ao presidente da Câmara, Antônio Gonzaga Filho, e aos vereadores Edvaldo Alexandre e Cicero Lira. Já Antônio Emanuel de Albuquerque e Tereza Cristina Oliveira receberiam dinheiro durante um encontro realizado em Maceió. “Todo mundo que tem acordo pega”, revela o representante da Prefeitura Municipal no vídeo.

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *