Batalhão Ambiental flagra pocilga ao lado de lixão em Campo Grande

1Em continuidade ao trabalho de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) estiveram na manhã desta sexta-feira (7) no município de Campo Grande, e juntamente com os demais integrantes da equipe de fiscalização flagraram o funcionamento de uma pocilga ao lado do lixão.

Antes de chegar ao local, os policiais já tinham visto algumas pessoas com vasilhames de agrotóxicos vazios que segundo uma moradora serviriam para armazenar água para consumo humano. Outra moradora, catadora de lixo, disse que havia pego os recipientes num entulho de lixo que fica dentro da cidade.

E as denúncias não pararam. Um morador também informou que muitas crianças frequentam o lixão e que o Conselho Tutelar tem ciência do problema, mas nada é feito para combater a prática. Temendo represálias, os moradores preferiram não se identificar. Os vasilhames foram recolhidos por fiscais do Ibama, que alertaram as pessoas quanto aos danos à saúde que o resíduo contido no vasilhame pode causar.

No lixão foram constatadas diversas irregularidades, sendo a mais gritante a existência de uma pocilga nos arredores do local. A criação de porcos para o abate é feita em condições degradantes para os animais, mantidos em cativeiro sem a devida higiene, com proliferação de moscas e um córrego, onde são jogados os dejetos dos animais. Situação também prejudicial ao consumidor da carne.

O proprietário foi autuado pelo Ima e recebeu um prazo para regularizar a situação. A gestão municipal também foi responsabilizada. Enquanto era feita a autuação da pocilga, um caminhão da prefeitura trazia funcionários da coleta, sem uso de equipamentos individuais de proteção, que despejaram o lixo aumentando o acúmulo indevido.

 

Redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *