TJD exclui União Palmeirense da 2ª Divisão do Alagoano
Na noite desta 4ª feira, 06 de novembro, após a 1ª comissão disciplinar julgar como “normal” a denuncia feita de que o União Palmeirense havia inscrito de forma irregular dois membros da FAF e dois dirigentes com idade superior a média comumente usada – um tinha mais de 50 anos e outro com mais de 60 anos – , o pleno do TJD puniu o clube e aumentou a punição dada a Federação Alagoana de Futebol.
A punição contra o União Palmeirense foi sumária. Por unanimidade, o time representante de Palmeira dos Índios foi excluído da competição. Com esta decisão, caberá a FAF definir qual equipe fará a final da 2ª Divisão contra o Ipanema.
LEGALIDADE
A decisão do TJD-AL foi baseada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), além de usar os artigos 14 e 15 do próprio Campeonato Alagoano da 2ª Divisão. Na decisão, os auditores do pleno mantiveram a condenação aplicada a FAF, multa de R$ 10 mil, por descumprir o artigo 220, desqualificando-o para o artigo 220-A do CBJD.
Não satisfeito com a situação, o relator do processo e também presidente do TJD, Dartagnan Fireman, em decisão monocrática, aplicou um acréscimo na pena de R$ 1 mil por um efeito protelatório do recurso impetrado pela defesa da FAF.
O União Palmeirense e a FAF terão três dias para recorrer da decisão e encaminhar o assunto para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
AVALIAÇÃO
Segundo o presidente da TJD-AL, Dartagnan Fireman , afirmou a necessidade de profissionalizar o futebol alagoano, evitando que os clubes possam ter práticas ilegais e imorais.
“Esse julgamento é uma tentativa de melhorar a condição e profissionalizar mais o nosso futebol, e dizer aos clubes que tenham interesse em repetir esse tipo de atitude de construir situações legais para participar de um campeonato, que aqui não vão encontrar guarida. O TJD vai dizer não a essas imoralidades, e eu acredito que, com o alerta de hoje, a FAF também vai dizer não a este tipo de situação”, afirmou o presidente do TJD a reportagem do site GloboEsporte/AL.
A Federação Alagoana de Futebol e o União Palmeirense preferiram não se pronunciar sobre o referido assunto.
Alberto Oliveira – Esporte Alagoano