Barco-escola do IMA recebe alunos de Palmeira do Índios
Uma aula de campo diferenciada: conhecer o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM), com suas particularidades, exuberância e também os problemas que possui. O projeto Navegando com o Meio Ambiente, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), leva alunos, desde a educação infantil ao nível superior, para percorrer os canais do CELMM e ter um contato direto com a natureza.
A atividade acontece à bordo do catamarã Carapeba, que parte da base descentralizada do IMA,na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rira, em Marechal Deodoro e, por cerca de duas horas, viaja pelas duas lagunas, que banham doze municípios alagoanos. Durante o trajeto, técnicos do IMA falam sobre as características geográficas, a flora e a fauna da região, mas explicam também o resultado da degradação provocada pela ação do homem.
Na tarde de ontem (05), 45 alunos da Escola Municipal Marinete Neves, da cidade de Palmeira dos Índios, participaram pela primeira vez da iniciativa. Para a secretária de meio ambiente da cidade, Ana Luiza França, o projeto merece destaque. “É uma oportunidade que o IMA dá aos municípios. Esta aula nos ensina um pouco mais sobre o nosso estado. É interessante como esta ação é positiva e como as pessoas desejam participar”, falou ao informar que várias diretoras de escolas de Palmeira dos Índios já a procuraram para ela agendar uma aula no barco-escola.
A diretora da escola, Adjelma Costa, também falou sobre o projeto e sobre o que espera dos alunos após a aula de campo. “Agora, nós teremos 45 multiplicadores. Estes jovens levarão o conhecimento que adquiriram aqui para casa. Em Palmeira, nós não temos lagunas, mas temos muitas áreas que também precisam ser preservadas e cuidadas”, disse.
“É muito legal sair da sala de aula e estudar em um local diferente. A gente ainda tem a oportunidade de conhecer mais sobre o meio ambiente”, revelou a estudante Andressa Santos. A opinião de Andressa foi compartilhada por todos os colegas, que durante todo o trajeto prestaram atenção às explicações e ao final da aula responderam às questões feitas pelos técnicos do IMA.
Fonte: Madysson Weslley