40 pessoas foram presas e mais de 100 armas apreendidas em AL

Sem títuloDurante as últimas 48 horas as forças de segurança pública atuaram de forma integrada em todo o Nordeste e nos estados de fronteira com os países da América do Sul. A Operação “Brasil integrado: Ação Fronteira e Nordeste” teve sua terceira edição realizada entre os dias 4 e 5 de novembro e seguiu diretrizes do Ministério da Justiça e das secretarias de segurança pública de cada estado envolvido.

Em Alagoas, a operação contou com 608 agentes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, todos coordenados pela Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas. Nos dois dias de ações, foram realizadas 40 prisões, apreendidas 178 armas de fogo e munições, recuperados oito veículos roubados e apreendidos outros doze, cumpridos 88 mandados de prisão, além de apreensões de drogas (maconha, crack e cocaína).

A Operação Brasil Integrado tem como modelo de excelência o mesmo esquema de segurança utilizado na Copa do Mundo. Centros de Comando de Controle foram instalados nos 20 estados sob coordenação da célula de inteligência, em Brasília. Informações foram compartilhadas, dando maior efetividade as ações.

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Carlos Reis, enfatizou que a ação integrada entre os órgãos de segurança pública possibilita um combate mais abrangente buscando garantir mais tranquilidade não só aos alagoanos, mas também para aqueles que residem nas divisas com esse Estado.

Para a superintendente da PRF em Alagoas, Vera Lúcia Cella, o que precisa ser destacado é a iniciativa e a colaboração de todos os órgãos envolvidos, que compartilharam de um mesmo plano de ação. “Cada força atuou dentro das suas competências legais, mas de uma forma complementar a outra. Isso fez toda diferença no combate à criminalidade”.

O gestor da Defesa Social destaca o planejamento rigoroso da operação e a união de forças para garantir a ordem e a tranquilidade. “O Brasil Integrado, como o nome já diz, representa a união das forças de segurança. Acreditamos que com essa dinâmica de trabalho iremos otimizar operações policiais e, consequentemente, teremos êxito no combate as organizações criminosas que atuam em Alagoas” frisou o secretário Diógenes Tenório.

Fonte: Ascom/Seds

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *