Restaurante Popular de Palmeira de portas fechadas há um ano
O Restaurante Popular de Palmeira dos Índios encerrou suas atividades há cerca de um ano, quando fechou as portas no mês de dezembro passado, por tempo indeterminado sem ao menos dar satisfação à sociedade.
Nenhuma contrapartida foi dada pela prefeitura para as pessoas em vulnerabilidade social, usuárias do Restaurante.
É preciso atitude. A população não pode esperar.
Procurada pelo Portal Estadão Alagoas, a secretária de assistência social, Analice Paurílio afirmou que, “a paralisação se dá para avaliação das ações e revisão do projeto, custeado com recurso próprio, que para fazer parte dos programas federais o município deveria estar acima de 100 mil habitantes”.
A secretária disse ainda que, ao invés do restaurante popular, Palmeira dos Índios será contemplada com uma cozinha comunitária. “A Cozinha comunitária terá o mesmo papel do restaurante popular, e será montado de acordo com regras do Ministério do Desenvolvimento Social”, afirmou, complementando que o início da construção do empreendimento acontece no início do ano, no bairro da Vila Maria.
Além disso, Analice destacou que a demanda não correspondia às expectativas.
O restaurante popular foi inaugurado em 15 de junho de 2011. Instalado próximo ao comércio da cidade, o restaurante tinha como principal foco, assegurar a alimentação saudável por um preço acessível para quem necessita realizar refeições fora de casa. O funcionamento do restaurante popular beneficiava principalmente trabalhadores com baixa remuneração.
Em 2012, após um ano de seu funcionamento, o restaurante popular, obteve um saldo de 60 mil refeições servidas à população local, o que diverge a falta de demanda no município.
Além disso, os magarefes e garis não mais recebem os cafés da manhã destinados aos trabalhadores da limpeza, que só funcionou pelo período de três meses.
O restaurante popular oferecia 150 almoços pelo valor simbólico de R$ 2,50, e atendia mensalmente mais de três mil pessoas que faziam suas principais refeições do dia fora de casa
Da Redação
O de Arapiraca também ESTÁ FECHADO. É só um detalhe para quem critica Palmeira.
Isso se chama falta de administração. Se a coisa tá ruim, tem que melhorar e não fechar. Fechar significa retroceder.Começou muito bem, comiam lá não só as pessoas carentes , mas boa parte da população. Depois a qualidade da comida foi caindo, fazendo com que muitos se afastassem. Eu acho é tome.