PM inicia capacitação de guardas para atuarem em ocorrências de som alto
A integração entre as forças de segurança pública do Estado e Município foi a palavra de ordem durante a abertura da capacitação ocorrida na manhã desta quarta-feira (05), no auditório da Secretaria de Defesa Social, no centro de Maceió.
O objetivo é capacitar os guardas municipais de Maceió para atuar na condição de primeiro interventor em ocorrências de perturbação do trabalho e sossego alheio ou perturbação da tranquilidade, o popular som alto, tipificados na Lei de Contravenções Penais.
De acordo com o secretário de Segurança Comunitária e Cidadania do município de Maceió, coronel da reserva Edmilson Cavalcante, essa iniciativa tem por finalidade estender a atuação da Guarda Municipal, evitando o deslocamento desnecessário de uma viatura policial numa situação que pode ser mediada pelos próprios guardas.
Edmilson explicou também que os guardas na condição de primeiro interventores irão somente mediar buscando a solução pacífica da ocorrência, caso não tenham seu pedido atendido, aí sim irão solicitar o reforço por parte da Polícia Militar, que procederão de acordo com a legislação, no caso a apreensão do aparelho sonoro e condução do autor do delito à delegacia de polícia para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Já o chefe do Estado Maior Geral, coronel Mário da Hora, que também já teve a oportunidade de estar à frente do Comando do Policiamento da Capital (CPC), afirmou que o maior número de ocorrências registradas pelo Copom estão relacionadas a esta modalidade de delito, portanto com este auxílio proporcionado pela Guarda Militar haverá um aumento expressivo da ostensividade na capital alagoana.
“A ideia é fazermos um projeto piloto num local determinado para a atuação da Guarda neste período de experimentação após serem capacitados, para a partir daí analisarmos os resultados tanto por parte da Polícia Militar, quanto pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária, e nesse sentido estendermos para todo o município, bem como já vislumbramos também a possibilidade para outros municípios do Estado de Alagoas”, finalizou Mário.
A capacitação se estenderá por todo o dia de hoje e amanhã, tendo como foco a mediação de conflitos e legislação, temas que serão ministrados pelo Centro de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos da PM.
PC/AL