Aplicativo criado em Alagoas vira sucesso no Brasil

1Uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) resultou na criação de uma plataforma de ensino a distância. O objetivo é tornar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) algo mais fácil e próximo da realidade diária dos estudantes. Os tradicionais conteúdos de linguagem, matemática e ciências humanas foram colocados em uma espécie de jogo com interação social.

Em atividade há pouco mais de um ano, a plataforma de estudo batizada como “MeuTutor-Enem” tem o objetivo de auxiliar os estudantes a se prepararem para o exame. Segundo o diretor criativo do MeuTutor, Olavo Holanda, usar meios inesperados para o estudo facilita o aprendizado. “Por meio de pesquisas e cursos acadêmicos, vimos os resultados que usar elementos de jogos, em ambientes que não têm o objetivo de ser um jogo, motiva os usuários do ambiente e aumenta consideravelmente o engajamento no site. Chegamos então à conclusão de que se aumentarmos o engajamento dos alunos na plataforma, eles vão estudar mais e, consequentemente, melhorar o aprendizado”, informou.

A plataforma on-line se diferencia das demais por identificar as dificuldades do usuário e personalizar a forma de apresentação de conteúdos a cada um deles. Segundo Holanda, o MeuTutor-Enem se baseia em três aspectos básicos. “Primeiro, a aprendizagem personalizada. O sistema possui algoritmos e técnicas que identificam as dificuldades de conhecimento do aluno e qual a melhor forma de ele superar essas dificuldades e maximizar sua aprendizagem. Segundo, a gamificação; usamos elementos de jogos como pontos, troféus, missões, rankings e níveis para motivar o aluno a estudar na plataforma. Terceiro, a experiência social; o MeuTutor-Enem é totalmente integrado ao Facebook, permitindo que os estudantes compartilhem suas realizações da plataforma na rede social”, explicou.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Telefônica Vivo, com a Escola do Futuro da USP, Ibope Inteligência e Instituto Paulo Montenegro, revelou que 54% dos entrevistados acessam a Internet para se preparar para provas e testes como os vestibulares e concursos públicos e 38% dos jovens admitem enxergar o professor como um “orientador de estudo”, criando uma relação mais horizontal, que ultrapassa a sala de aula e o horário escolar. O estudo entrevistou 1.440 jovens, de 16 a 24 anos, de todas as regiões do Brasil.

Com essa perspectiva, a plataforma já desenvolve um novo aplicativo que vai interagir com toda a estrutura escolar tradicional oferecendo dados em tempo real para a coordenação da aprendizagem de cada aluno. “Estamos construindo um produto para ser implantado em escolas e colégios. Nesse novo produto, a gente envolve não somente o aluno, mas também o diretor, os coordenadores e os professores da escola, permitindo que eles tenham um feedback em tempo real da aprendizagem de cada aluno da escola”, relatou o diretor.

“Whatsapp, Facebook e Instagram são muito mais atrativos do que uma simples aula de geografia”, contou a professora da rede estadual de ensino do Estado da Bahia, Elizabeth Silva. Segundo a docente, as interrupções acontecem o tempo inteiro e ela até tenta aliar o smartphones com a aula. “Já tentei conciliar o uso do celular com a aula. Dei um assunto e pedi que eles fizessem a pesquisa pelo celular; no começo, eles ficaram bem animados, mas depois que a pesquisa foi concluída eles ficaram olhando outras coisas.”, explicou.

A educadora ainda defende que os games instrutivos e outros conteúdos podem ajudar na aprendizagem e resolver o dilema da desatenção na sala de aula, se for algo bem interativo e que tenha bastante ilustrações.

Superar a concorrência para entrar em uma universidade e conseguir se dedicar aos estudos nem sempre é uma tarefa prazerosa, mas para Luiz Henrique Medeiros, 17 anos, e estudante do ensino médio, driblar esses desafios tem sido divertido com a ajuda do MeuTutor-Enem.

Ele quer uma vaga na Ufal ou na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). “Como quero medicina, essa plataforma tem me auxiliado de maneira incrível, diferente das outras. Vídeo-aulas, exercícios, passar de nível, isso tudo estimulou meu aprendizado e é bem divertido”, contou.

O QUE É O MEUTUTOR?

O MeuTutor é uma empresa incubada pela Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), que tem como principal objetivo coordenar ações empreendedoras nas áreas de atuação da universidade federal local. Desse modo, com a plataforma educativa, a Incubal auxilia as empresa em diversas frentes, seja de gestão financeira, administrativa, marketing, clientes, entre outras.

O aplicativo foi lançado em fevereiro e já possui 30 mil visitas de todo país.

Por: Assessoria

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