Detran reduz custo da CNH ofertando veículos para prova
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) iniciou, nesta segunda-feira (03), a realização dos exames práticos para a retirada da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) na nova pista de direção. A medida é uma das novas normas de execução do projeto de automação dessa modalidade do exame, iniciado há dois anos.
O órgão passa a disponibilizar veículos para realização dos exames práticos de direção veicular, inicialmente, na categoria “B”, sem nenhum adicional de custo para o candidato. Esses veículos são todos equipados com registro de áudio e vídeo, além de sensores de telemetria, que é uma ferramenta de gestão de exames que aumenta a transparência, a impessoalidade e a excelência no processo de avaliação.
A estudante Jéssica Menezes fez o exame pela primeira vez e achou importante a iniciativa do órgão. “Espero ser aprovada, estou confiante, mas só de imaginar que não vai ser mais necessário pagar o aluguel do carro já faço a prova mais aliviada. Está tudo muito organizado, podemos nos concentrar melhor na sombra, com conforto, e fazer a prova com mais tranquilidade”, disse.
De acordo com a coordenadora Setorial de Controle de Condutores, Lisiane Rocha, a implantação dessa tecnologia visa a desoneração do valor da habilitação, padronização e maior segurança no processo. “Os sensores de telemetria detectam as faltas cometidas pelos candidatos, como exceder limite de velocidade, utilizar ou deixar de utilizar as setas de forma correta, interromper o funcionamento do motor sem motivo justificado, entre outras faltas possíveis durante o exame”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, não houve nenhum acréscimo nas taxas já praticadas pelo Detran relacionadas à primeira habilitação, mudança de categoria e adição de categoria. “Nosso objetivo também é reduzir o custo para o candidato que não terá que arcar com o aluguel de veículos para a realização dos exames. Os veículos são novos e equipados de direção hidráulica, ar condicionado, airbag e freios ABS”, concluiu.
Pioneiro no Brasil, o projeto de automação conta com uma pista de exames construída para possibilitar até 16 tipos de trajeto, todos sorteados pelo sistema do órgão. O Detran/AL tem inovado na utilização de novas tecnologias, proporcionando maior transparência, segurança e agilidade em seus processos.