Há 70 anos iniciava o envio de tropas da FEB à Itália
Em 2 de julho de 1944 iniciava a trajetória de uma das mais importantes experiências militares do Brasil em toda a sua história, foi quando a FEB (Força Expedicionária Brasileira) deixava o Brasil rumo ao Teatro de Operações da Itália, se tornando a única tropa latino-americana a atuar em um teatro de guerra.
Os 25.334 expedicionários brasileiros que participaram do conflito combateram durante sete meses e dezenove dias na Itália, tendo iniciado sua campanha em 16 de setembro, quando um batalhão do 6º Regimento de infantaria iniciou sua marcha na frente do rio Serchio, em uma ação que resultou na conquista de Camaiore, e concluiu-se a 2 de maio de 1945, quando foi declarado o cessar fogo no front italiano. Do total de soldados enviados ao front, 98% dos oficiais eram militares de carreira, enquanto entre os praças, 49% eram civis que foram recrutados para a luta, onde o Brasil contabilizou 443 baixas e cerca de três mil feridos.
A cidade de Valença foi a única cidade do Sul Fluminense a fazer parte do conflito e foi representada junto à FEB com o efetivo incorporado ao 1º Batalhão de Saúde, criado pelo Decreto-Lei nº 6.071-A-Reservado, de 6 de Dezembro de 1943. Sendo organizado e instalado no dia 24 de Janeiro de 1945, na cidade de Valença, pelo tenente-coronel médico Bonifácio Antônio Borba e o capitão médico João Maliceski Junior, comandante e sub-comandante do batalhão, respectivamente.
Fonte: Jornal Local