Renan não disputará presidência do Senado

1O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) não tentará pela quarta vez ser o presidente da Casa. O anúncio foi feito pelo próprio senador nesta terça-feira (28) à Agência Senado. As eleições estão marcadas para ocorrer no dia 2 de fevereiro.

De acordo com Renan Calheiros, o PMDB continua sendo o maior partido no Senado e deve escolher seu candidato em janeiro de 2015 para sucedê-lo na disputa.

“Eu não sou candidato. Eu já fui três vezes presidente do Senado Federal. Nós estamos concluindo essa obra”, resumiu o presidente do Senado ao falar sobre a eleição na Casa.

Questionado qual seria o papel do senador no próximo ano, ele disse apenas que continuará atuando no seu mandato em defesa de Alagoas e do país.

ARTICULADOR

Exímio articulador político em Brasília e também em Alagoas, Renan Calheiros lançou este ano o filho, o deputado federal Renan Filho, para disputar o governo estadual. Seu filho acabou vencendo o pleito no primeiro turno. Durante a campanha, o presidente do Senado quase não esteve ao lado do filho.

Em Brasília, Renan Calheiros voltou aos holofotes esta semana após comentar a proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) reeleita para mais quatro anos à presidência, sobre um plebiscito para a reforma política no país.

Ainda nesta terça, o presidente do Senado reiterou avaliação de que o modelo político brasileiro está falido e precisa ser reformado. Segundo ele, mais importante do que decidir se a reforma será encaminhada por meio de plebiscito ou submetida posteriormente a um referendo é a convergência em torno da necessidade de mudar as regras do sistema político.

“Sempre defendi o referendo, mas essa decisão, se é referendo ou plebiscito, é uma coisa técnica. O Congresso depois decidirá qual o melhor caminho”, declarou o senador ao ser entrevistado. Renan afirmou ainda que o Senado está à vontade para examinar uma reforma.

 

Redação com agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *