Faculdade alagoana integra competição nacional de automobilismo
Há cerca de dez meses, 17 estudantes do 5º período de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de Maceió vêm se dedicando a projetar e construir um protótipo de veículo automobilístico do tipo off-road. Esse projeto é parte integrante da consolidada competição Baja SAE Brasil, que desafia estudantes de engenharia de todo o país a oferecerem um produto de qualidade para a mobilidade terrestre, marítima ou aeroespacial. A Faculdade Pitágoras é a única representante do estado de Alagoas no evento, que acontece regionalmente entre os dias 7 e 9 de novembro, na Bahia.
Ao todo, são 320 estudantes provenientes de 16 instituições de ensino na etapa Nordeste, que também conta com a adesão de estados da região Norte. O evento é uma preparação para a competição Baja SAE Brasil-Petrobras, aglutinadora de talentos da engenharia automotiva brasileira. Essa etapa é realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do país.
“A construção desse projeto é algo inédito para a realidade do nosso estado. Além de a Pitágoras ser a primeira e única representante de Alagoas no evento, é também a única faculdade privada a competir na etapa Nordeste. Atualmente, quase todas as montadoras brasileiras procuram talentos pela SAE – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade -, portanto a participação em um evento como esse é de extrema importância para a carreira dos alunos”, opinou o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de Maceió e orientador do projeto, Jarbas Cabral.
O que é o projeto
Os estudantes desenvolveram um protótipo de carro, com estrutura tubular em aço para uso fora-de-estrada (off-road), com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. O chamado “mini-baja” deve transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, foram pensados e construídos pela equipe.
“Desenvolver esse projeto foi excelente, não há como mensurar o que absorvemos de conhecimento técnico e o quanto amplificamos outras habilidades, como o trabalho em equipe. O time quer continuar unido e se consolidar para o desenvolvimento de novos projetos na área”, afirmou Tarcísio Dantas, líder da equipe Bode Guerreiro Baja, nome dado ao grupo de estudantes que defenderá Alagoas na competição.
Como serão as provas
Os estudantes terão de fazer apresentações orais dos projetos e, na sequência, serão submetidos à avaliação dos itens segurança, conforto e motor. Também acontecerão provas dinâmicas, que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No último dia, os carros enfrentarão o enduro de resistência, que é uma prova realizada em terreno acidentado, com muito barro e obstáculos, ao longo de três horas de duração. Com exceção das apresentações orais, as demais provas serão abertas ao público.
O que é o Baja SAE?
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976. É uma associação sem fins lucrativos, que congrega engenheiros, técnicos e executivos, unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade. A SAE Brasil foi fundada em 1991 e hoje conta com mais de 5 mil associados.
Assessoria