Campanha educativa sensibiliza motoristas e motociclistas em Arapiraca
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, realizou nesta quarta-feira (29) uma campanha educativa na Praça Bom Conselho, um dos locais mais movimentados do Centro de Arapiraca. O objetivo foi sensibilizar motoristas e motociclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito e, principalmente, os cuidados na hora de dirigir.
Com o tema “Fique de olho nos sinais de alerta: álcool e direção podem mudar seu destino”, a campanha reuniu técnicos da Sesau e da Prefeitura, que fizeram a distribuição de material educativo aos condutores. Na oportunidade foram distribuídos brindes, como porta lixo, camisetas, protetores de braço para motociclistas, chaveiros e adesivos refletivos para capacete.
De acordo com o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, Arapiraca foi o local escolhido pela Sesau para o lançamento da campanha em Alagoas. Isso porque, a cidade se destaca pela quantidade de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas.
“As pessoas precisam estar atentas aos sinais, uma vez que álcool, direção e velocidade não combinam no trânsito. Os motoristas não devem apenas se preocupar com as multas ou apreensões do veículo mas, principalmente, com as vidas que estão em jogo, inclusive a própria vida”, alertou Yanes.
Dados fornecidos pela Unidade de Emergência Daniel Houly – referência em traumas no Agreste -, revelam números assustadores do trânsito na região. Segundo as estatísticas, somente neste ano foram atendidas 10.498 vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 9.387 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. “É preciso mudar esta triste estatística de forma urgente, antes que mais pessoas percam suas vidas ou fiquem sequelados para sempre”, lamentou Eloy Yanes.
O mototaxista Ivan Lima de Brito, que trabalha no ramo há mais de cinco anos, alega que nunca se envolveu em acidentes de trânsito. O segredo, segundo ele, é o respeito as leis de trânsito e, principalmente, pilotar de forma precavida para se defender da imprudência alheia. “No trânsito de Arapiraca temos de cuidar das nossas vidas e das vidas de muitas pessoas que, infelizmente, não respeitam as regras”, finalizou.
Assessoria