CARPIL realiza intercâmbio direcionado à produtores de Minador e Estrela de Alagoas
A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL e a Articulação do Semiárido (ASA) realizaram um intercâmbio com os beneficiários do programa de cisternas do município de Minador do Negrão e Estrela de Alagoas que estiveram no municipio de Girau do Ponciano para conhecer as tecnologias socias.
Produtores e produtoras rurais beneficiárias do programa P1+2, executado pela CARPIL, visitaram propriedades nos sítios Carrasco e Algodão.
O intuito foi levar os agricultores, para conhecer o caráter produtivo e posteriormente implantar em suas comunidades.
No sítio Carrasco, zona rural de Girau do Ponciano, os produtores foram recebidos pelo agricultor Valdomiro Miguel Santos que serve de modelo e recebe visitas de famílias de outros municípios, que assim como ele, conquistarão suas cisternas através de programas de convivência com o semiárido.
Os agricultores tiveram também, a oportunidade de conhecer o que Valdomiro conquistou com sua cisterna de captação de água para consumo humano. Por intermédio da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- CARPIL, foi construída a tão sonhada cisterna calçadão, para captação de água da chuva para produção de alimentos. Em sua plantação, o agricultor colhe hortaliças variadas como tomate, coentro, cebolinha, couve, alface, abobora, além de ervas medicinais para o consumo da família.
No Sítio Algodão, os produtores foram recebidos pelo agricultor familiar Noel Joaquim da Silva, que mostrou experiências implantadas à partir da Construção de Cisterna Calçadão.
“Entrego essas hortaliças na feira do município de Campo Grande, Girau do Ponciano e também vendo na minha residência, sobrevivo com minha esposa e três filhos com o que planto no meu quintal produtivo”, disse Noel.
Os produtores ficaram encantados com as hortaliças produzidas, pela grande diversidade que o agricultor planta em seu quintal.
O programa de cisternas é executado através das parcerias do Programa Água Para Todos e do Programa Brasil sem Miséria do Governo Federal viabilizados pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social.
Assessoria