Governo do Estado investe na qualificação do servidor público

1O Governo de Alagoas, por meio da Escola de Governo (Egal), capacitou nos últimos sete anos mais de 23 mil servidores públicos. Investir em qualificação virou uma marca desta gestão, que uniu esses investimentos à criação do Programa de Valorização do Servidor, em 2008.

A aplicação de recursos na capacitação dos servidores tem como base a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos alagoanos. A partir do Programa de Valorização do Servidor, coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 6 milhões em desenvolvimento de pessoas.

“O Governo Teotonio Vilela deixa para o funcionalismo público uma Escola de Governo remodelada. Hoje, o servidor tem acesso a cursos gratuitos e de qualidade em instituições de ensino como a FAN/FVG, além de descontos em cursos de nível superior, graças a parceria firmada pela Escola de Governo, que dispõe de um portal, onde o servidor tem acesso simples a todos os cursos disponíveis, que são ministrados tanto na Egal quanto no interior, através do Instituto Cidadão”, conta o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages Cavalcante.

O Instituto Cidadão, que desde 2011 atua no interior de Alagoas, já capacitou 4.714 servidores públicos estaduais, por meio do projeto Escola de Administração.

A servidora pública Jane Malafaia, da Secretaria de Estado da Gestão Pública, é efetiva há 34 anos e conta que acompanhou de perto o crescimento do Programa de Valorização. “Desde a criação do Programa, o acesso aos cursos ficou mais fácil. Antes tínhamos apenas algumas disciplinas ofertadas pela Escola de Governo, agora temos uma imensidão de opções. Os cursos que fiz foram fundamentais para que eu pudesse exercer as minhas atribuições”, contou a servidora.

Segundo a superintendente da Escola de Governo, Síria Libania, semestralmente, acontecem reuniões com todos os coordenadores setoriais da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas dos órgãos do Estado para fazer um balanço dos cursos que aconteceram e alinhar o novo calendário de ações, de acordo com as prioridades de qualificação. “Os cursos são voltados para desenvolver a habilidade técnica do servidor, assim ele pode aprimorar seus conhecimentos para atuar com excelência na área que lhe compete”, explicou a superintendente Síria Libania.

 

Outubro: Mês do Servidor Público

O Programa de Valorização do Servidor Público busca, além de oferecer capacitação técnica e novos conhecimentos, desenvolver e entreter numa perspectiva holística do ser humano.

Durante este mês, em alusão ao dia do Servidor Público (28 de Outubro), o Governo oferece uma programação diversificada, que vai desde a percepção da cultura ao reconhecimento público dos servidores.

Em sua 7ª edição, por meio dos eventos Jogos do Servidor Público, Concurso de Ações Inovadoras e Medalha Silvio Vianna, o Governo valoriza o servidor, incentivando ao esporte e à prática de hábitos saudáveis; à geração de ideias que representam avanços, transformações dos valores, soluções e mudanças significativas nos padrões da prestação dos serviços públicos; e reconhece aqueles que se destacam por ser exemplo de dedicação e presteza na sua área de atuação e das causas de interesse público.

Para que os servidores desfrutem dessa programação especial, o Governo investiu nesta edição, desde a concepção dos eventos, cerca de R$ 597 mil, passando pelo planejamento, organização, promoção e execução dos três eventos, além da elaboração de infraestrutura no que se refere à locação de espaço físico seguro, abrangendo a montagem, manutenção, instalações de equipamentos e dentre outros serviços.

Os Jogos do Servidor Público acontecem durante 30 dias (de 24 de outubro a 23 de novembro) e contempla na abertura, a 2ª Corrida dos Servidores. Um evento com estrutura adequada para receber os servidores e seus familiares, além da premiação em dinheiro. Já no Concurso de Ações Inovadoras, aqueles servidores que são reconhecidos e premiados por suas ideias e contribuição, modernizam o Estado de Alagoas, dando uma nova dinâmica com o objetivo de trazer qualidade e celeridade à prestação dos serviços públicos.

A grande noite dos dez servidores agraciados com a Medalha Silvio Vianna também é pensada para o servidor e sua família, além do reconhecimento público, os servidores recebem as homenagens dos chefes imediatos e dos colegas de trabalho. É o governador quem condecora cada servidor com a medalha cunhada em bronze e o diploma de outorga.

“Valorizando o servidor público, investimos na melhoria da qualidade de atendimento para a sociedade. Queremos oferecer sempre o melhor serviço para os alagoanos, proporcionando conforto e bem-estar para os que estão diariamente trabalhando à frente desses serviços. Ultrapassamos todas as metas com o Programa de Valorização do Servidor e isso nos dá muito orgulho. Terminar a gestão cumprindo as metas do Programa Alagoas Tem Pressa, para a área de gestão de Pessoas é uma resposta inequívoca ao trabalho sério e comprometido que é feito pela equipe da Segesp”, afirma o secretário Alexandre Lages.

 

Agência Alagoas

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