TRE substitui 64 urnas eletrônicas em Alagoas

03Neste segundo turno das eleições 2014, Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) precisou substituir 64 urnas eletrônicas em todo o estado que apresentaram problemas, sendo 23 delas instaladas em Maceió. O número representa 1,05% no índice total de urnas instaladas e todas já foram trocadas o que garante o início da apuração às 17h.

Em Alagoas foram distribuídas pelos Correios 6.111 urnas. No primeiro turno, 240 urnas eletrônicas apresentaram problemas técnicos durante o período de votação em colégios eleitorais de Maceió e Arapiraca. Devido a esse problema técnico, no primeiro turno, foram registrados alguns tumultos nos locais de votação.

No dia 05, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/AL, Henrique Méro, disse que problema ocorreu em urnas do modelo de 2013 e se deu em virtude do não reconhecimento das digitais pelo equipamento de biometria.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 2.231 urnas foram substituídas em todo o país, o que corresponde a 0,51% do total. O presidente do TSE, Dias Toffoli, afirmou que o número confirma a expectativa positiva da adoção da urna eletrônica pela Justiça Eleitoral. Até o momento, apenas uma urna em todo o Brasil teve de ser trocada por votação manual.

Segundo ele, o número de urnas substituídas está abaixo do que ocorreu no primeiro turno e nas eleições anteriores. “As urnas eletrônicas estão funcionando. Ou seja, a Justiça Eleitoral avalia que a urna eletrônica funciona e que não há nenhum tipo de problema relevante ocorrendo. Esses casos ocasionais e pontuais não são suficientes para que se diga que há alguma falha na organização das eleições”, disse o ministro durante coletiva de imprensa.

De acordo com boletim do TSE, 542 ocorrências foram registradas. No total foram presas 147 pessoas – 65 delas por boca de urna. O TSE informou o resultado da votação somente será divulgado após as 20h, no horário de Brasília, quando a votação no Acre termina.

Redação com Agencia Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *