Reumatismo não acomete só adultos mas também crianças e adolescentes

157171_ext_arquivoA Reumatologia Pediátrica é a área médica adequada para assistir as crianças e adolescentes com doenças que afetam não só as articulações, mas que também podem envolver o coração, os olhos, a pele, o rim e o sistema nervoso; seja em decorrência de inflamação ou por desarranjos imunológicos.

Frequentemente, as doenças reumáticas são associadas a adultos e idosos. No entanto, é preciso salientar que cerca de 25% dos casos de tais doenças ocorrem em indivíduos menores de 18 anos de idade.

Observa-se como sinais de alerta para o possível envolvimento reumático, tanto as dores e inflamações persistentes das articulações e dos membros; quanto o emagrecimento acentuado, as dificuldades visuais inexplicáveis, a febre prolongada, a fraqueza muscular importante, as manchas e os endurecimentos da pele.

É comum a necessidade de complementar a investigação da provável doença através de exames de sangue e de imagem.

Para as doenças mais prevalentes na população pediátrica, como a Febre Reumática, a Artrite Idiopática Juvenil, o Lúpus Eritematoso Sistêmico, não há cura. Portanto, o objetivo do tratamento é controlar os efeitos da doença e reduzir a ocorrência de sequelas. Para isto, recorre-se ao uso de medicações anti-inflamatórias e imunossupressoras, além do acompanhamento multiprofissional.

Pela possibilidade de sérias complicações e de incapacidades irreversíveis, ressalta-se a importância da avaliação, do diagnóstico e do tratamento de forma precoce e assim preservar o crescimento e o desenvolvimento físico, social e emocional dessas crianças e adolescentes.

 

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *