Os seis novos jovens deputados na ALE de 2015
Kléverson Levy
Avaliados os nomes da nova bancada jovem da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) de acordo com o resultado do pleito do dia 05 de outubro.
Na lista dos jovens deputados eleitos estão: Bruno Toledo (PSDB), Carimbão Júnior (PROS), Davi Davino Filho (PSB), Gilvan Barros Filho (PSDB), Jairzinho Lira (PRTB) e Rodrigo Cunha (PSDB).
Vejamos:
Bruno Toledo (PSDB) – Filho do atual presidente da ALE, Fernando Toledo (PSDB), Bruno (eleito com 43.740 votos) era secretário de administração, finanças e planejamento do município de Cajueiro e ficou conhecido como o “todo-poderoso” na gestão da mãe e prefeita, Lucila Toledo (PSDB). Quarto deputado eleito em Alagoas, Toledo-Filho conseguiu 43.740 eleitores que acreditaram em suas propostas.
Carimbão Júnior (PROS) – Filho do deputado federal Carimbão (PROS), Givaldo de Sá Gouveia Júnior, o Carimbão Júnior – do mesmo partido, foi eleito por média com 14.789 votos ficando na 27ª cadeira para Casa de Tavares Bastos. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito de Maceió ao lado de Jeferson Morais (DEM). Da coligação PROS / PT do B / PHS / PC do B / PV foram eleitos Carimbão Júnior e Marcelo Victor (PROS) que obteve 41.829 votos. Sem exercer nenhum mandato – até então, Carimbão Júnior vai estrear na Casa de Tavares Bastos em 2015.
Davi Davino (PSB) – Filho do vereador Davi Davino (PP) – experiente na política maceioense, David Cabral Davino Filho, o ‘Davizinho’ (PSB), foi eleito com 18.563 votos. Davi Davino (o pai) tem uma liderança forte em bairros de Maceió, a exemplo de Ponta da Terra. O parlamentar – que está em seu sexto mandato (consecutivo) na Casa de Mário tem serviços prestados e confiou no trabalho que realiza há anos para eleger o filho. ‘Davizinho’ também surge como o “novo” na política em Maceió. Aos 27 anos, deverá manter e ampliar o trabalho que o pai realiza desde que assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores de Maceió.
Gilvan Barros Filho (PSDB) – Em substituição ao pai Gilvan Barros (PSDB), Gilvan Barros Filho, conhecido como Gilvanzinho (PSDB), obteve êxito nas urnas com 34.307 votos. Considerado o deputado com maior número de mandatos (seis) na Casa de Tavares Bastos, Gilvan Barros (o pai) não ficaria sem a cadeira que há anos mantém com votações expressivas de eleições já disputadas. Para não perder o espaço, Gilvan Barros (o filho) continuará o trabalho do pai e terá que mostrar desempenho na ALE.
Jairzinho Lira (PRTB) – Ex-prefeito de Lagoa da Canoa por dois mandatos, Lira foi eleito com 41.580 votos. Jairzinho recupera o mandato de deputado estadual que era do seu pai. Almir Lira (PRTB) conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nas eleições de outubro de 2010, obtendo 22 mil votos. Porém, em dezembro, quando estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, teve falência múltipla dos órgãos. Lira saiu forte da eleição de 2012 quando elegeu prefeitos o irmão e o tio, respectivamente, Veridiano Almir (Feira Grande) e Álvaro Melo (Lagoa da Canoa).
Rodrigo Cunha (PSDB) – Após sete anos como superintendente do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), Cunha deixou o órgão (em abril deste ano) a pedido do governador para entrar no pleito de 2014. Surpreendendo a todos, o ex-superintendente foi o primeiro colocado com 60.759 votos. O filho da inesquecível deputada federal Ceci Cunha, além de ser um nome respeitado na sociedade (a votação nas urnas mostrou sua credibilidade) e que não tem envolvimento com nenhum escândalo, Rodrigo Cunha carrega uma imagem de pessoa pública íntegra e probo.
Porém, apesar de alguns sobrenomes serem conhecidos, espera-se que os jovens deputados façam diferentes na Casa de Tavares Bastos. Portanto, deixamos para avaliar os mandatos a partir de janeiro de 2015.
Agora, se papai vai orientar (influenciar), essa é uma outra história.
Será?