Empreendimentos imobiliários são interditados
Equipes de Fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) interditaram e notificaram dois terrenos de futuros empreendimentos residenciais, nessa quarta-feira (22), no Litoral Norte de Maceió. O objetivo da operação era apurar denúncias recebidas pelo órgão.
O primeiro local inspecionado foi no bairro da Garça Torta. Vizinhos do terreno denunciaram a presença de pessoas suprimindo coqueiros. Os fiscais da Sempma não encontraram os responsáveis pelo local. Mais de 30 coqueiros já haviam sido derrubados. Posteriomente, os fiscais conseguiram entrar em contato com o proprietário do terreno. O auto de infração foi entregue, e o proprietário foi orientado sobre as medidas que deve tomar.
No povoado Boca do Rio, próximo à praia da Sereia, um terreno de mais de 15 mil metros quadrados foi interditado. O espaço já havia sido topografado, as estacas de marcação chegaram a invadir a área do manguezal. A interdição se deu pelo fato de o futuro empreendimento não conter a licença ambiental prévia, que deve ser emitida pela Sempma. Segundo o Coordenador de fiscalização, José Soares, o agravante era a invasão da área de preservação do mangue.
“Quando alguém quer construir um empreendimento, ainda na fase do projeto, o interessado deve solicitar junto à Sempma a autorização prévia” comentou Soares.
Denúncias
O Secretário do Meio Ambiente, Raphael Wong, reforça a importância do posicionamento dos maceioenses junto ao órgão. “Em muitas das denúncias fiscalizadas pela Sempma, a população teve papel fundamental. Mais do que simplesmente punir os infratores quando eles realizam o ato de degradação, nosso intuito é prevenir atos de infração ao meio ambiente, instruindo as pessoas”, completou. O telefone para denúncias é o 3315-4735 e 3315-4736.
Com gazetaweb.com e assessoria