Profissionais de RH discutem estratégias para melhorar atuação na saúde
O fortalecimento do setor de Gestão de Pessoas em todas as instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi o ponto central da III Jornada Alagoana de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que aconteceu nesta terça-feira (21), no Hotel Enseada, em Maceió. Participaram do evento os gestores de RH do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió e Arapiraca, Hospital Geral do Estado (HGE), Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Ambulatórios 24 Horas, dentre outras unidades.
A chefe do setor de Qualidade de Vida no Trabalho, Luzia Prata, vinculada à Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Csgdp), ressaltou que o objetivo do evento é fomentar as lideranças e instrumentalizar os setores de Recursos Humanos (RHs) com experiências práticas que possam ser utilizadas no dia a dia. “A ideia é mostrar que o setor é mediador e que cabe a ele perceber relações de estranheza, necessidade de capacitação e picos de estresse dos servidores e buscar a solução”, destacou.
De acordo com ela, as capacitações nos eventos têm como finalidade, ainda, conscientizar a categoria sobre a função de cada um, lembrando que o RH não é apenas um mero fazedor de folha de pagamento, mas um gestor de pessoas na unidade em que trabalha. Para ilustrar o encontro, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Danielle Maciel Brandão, exibiu um vídeo de como o indivíduo deve gerir seu tempo e se posicionar diante da vida.
O enfoque da apresentação – que contou com um trecho do filme “Todo Poderoso” – é a otimização do uso do tempo na vida pessoal e profissional. Segundo ela, o gestor do RH deve ser um energizador de pessoas, sobretudo na área de saúde, considerando o universo de pacientes, família e profissionais que sofrem diariamente ao lidar com a vida e a morte, e que precisam da injeção de ânimo para desempenhar bem suas funções.
A gerente de Desenvolvimento e Educação na Saúde, Patrícia de Cássia Bezerra, afirmou que os gestores de RH de várias instituições ligadas à Sesau estão participando de um curso de nivelamento até o dia 15 de março do próximo ano. Um dos propósitos é alinhar os conhecimentos e mostrar que o profissional deve se apoderar dos recursos que dispõe, mudar a postura e ficar atento às possibilidades de valorização do trabalhador de sua instituição.
Agência Alagoas