Repovoado tanque em comunidade indígena para beneficiar pesca artesanal
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), inseriu alevinos na comunidade indígena Fazenda Canto, em Palmeira dos Índios nesta sexta-feira (17).
O repovoamento com espécies nativas como a tilápia, é uma ação muito importante para a revitalização dos tanques. Os peixamentos são uma das mais importantes funções do centro integrado de recursos pesqueiros e aquicultura da Codevasf. Além de desenvolverem e transferirem tecnologia de reprodução artificial.
Um dos líderes da tribo Xucuru Kariri e pescador artesanal, José Soares Queiroz fez questão de destacar as ações da Codevasf e da Carpil. “Parabenizo a Codevasf e a Carpil pelo trabalho de peixamento e assistência, e pelas ações junto a comunidades tradicionais como a minha. A soltura desses alevinos demonstra a preocupação da Codevasf com o rio e com as comunidades que dependem da pesca”, destacou.
A CARPIL por sua vez vem realizando trabalhos técnicos naquela comunidade como recuperação de nascentes e implantando quintais produtivos, gerando renda e água límpida para aquela comunidade indígena.
Estiveram presentes na ação, a engenheira de pesca da Codevasf Socorro Caraciolo, o líder indígena José Soares, o técnico Jesival Clemente e o empresário de projetos agrícolas Madson Monteiro (Competec).