Após capacitar fiscais, SMTT vai fiscalizar ônibus com videomonitoramento
Após a instalação de aparelhos GPS na grande maioria dos coletivos de Maceió e a realização de um curso de capacitação para fiscais de transportes SMTT, a próxima etapa para a implantação da ferramenta no sistema de transporte público será a instalação da sala de monitoramento que funcionará na sede do órgão.
De acordo com a assessora especial de Transportes da SMTT, Fernanda Cortez, a sala de monitoramento fará com que o serviço de fiscalização seja mais eficiente. “Na sala, por meio do videomonitoramento, os fiscais poderão acompanhar em tempo real o itinerário e o horário de chegada e saída dos coletivos, o que coibirá irregularidades que acontecem, a exemplo de atraso nas viagens e o descumprimento do trajeto”, explicou.
Ainda segundo a assessora, o órgão contará também com o reforço da equipe volante. “Além da montagem da sala de monitoramento, reforçaremos ainda mais toda a parte de estratégia e fiscalização de rua, tanto nos terminais integrados dos bairros, como nas principais vias da cidade”, finalizou.
A colocação do GPS nos coletivos foi iniciada em julho deste ano, após publicação da Portaria nº 290 no Diário Oficial do Município (DOM). A grande maioria das linhas de ônibus das empresas que atuam na capital já possui o aparelho e a estimativa é de que no mês de novembro todo o trabalho de fiscalização por meio de monitoramento comece a funcionar.
Fonte: Assessoria