Secom Maceió vence o mais importante prêmio de assessoria

{fb53f905-bbcf-4d8e-bf9e-dbeaba0f7933}_claytonA Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Maceió foi uma das vencedoras do mais importante prêmio de assessoria de comunicação do Brasil: o Prêmio Aberje 2014, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

A Secom Maceió foi a vencedora da Região Norte e Nordeste na categoria “Mídia Digital” com o case “Prefeitura de Maceió, Comunicação e Leis do Orçamento: A Inovação das Transmissões de Audiências Públicas via Internet”. Com a conquista, a Secretaria garante uma cobiçada vaga na disputa nacional do Prêmio Aberje 2014, que ocorre ainda em outubro, em evento em São Paulo.

Outros vencedores do prêmio foram empresas e organismos públicos como Cia. Vale do Rio Doce, McDonald’s, Magazine Luiza, Petrobras, Sebrae e também a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. Os resultados podem ser conferidos no link http://www.aberje.com.br/premio/2014/.

“Este é um reconhecimento a todo um trabalho de equipe empreendido diariamente pelos profissionais da Secom e, do mesmo modo, um reconhecimento à integração entre as pastas que compõem a gestão municipal. As mídias digitais têm recebido atenção especial em nossa estratégia de comunicação, tanto que nossa fanpage hoje já possui mais de 130 mil seguidores e é a quarta maior fanpage de prefeitura de capital do Brasil, ficando atrás somente de Curitiba, Rio de Janeiro e Manaus, sendo a mais acessada do Nordeste”, destacou o secretário municipal de Comunicação Clayton Santos, que também é professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O case “Prefeitura de Maceió, Comunicação e Leis do Orçamento: A Inovação das Transmissões de Audiências Públicas via Internet” mostrou a ação inovadora da Prefeitura de Maceió, por meio da Secom, em transmitir via internet aos maceioenses a realização de um total de 12 audiências públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) que discutiram as Leis Orçamentárias, a saber a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o PPA (Plano Plurianual).

“Estas audiências, realizadas com profissionalismo e dedicação pelos servidores da Sempla, debateram temas fundamentais para a gestão de Maceió. E com a transmissão destas audiências pela internet, em tempo real, buscando possibilitar uma participação mais efetiva da sociedade neste debate essencial. Por meio desta estratégia de comunicação, que foi a transmissão via internet das audiências, com mobilização da população também via internet e redes sociais, conseguimos ampliar um debate que, no final, delimita em quais áreas os recursos públicos serão investidos”, afirma Clayton Santos.

As audiências públicas contaram com a participação de membros da gestão municipal, lideranças de bairro e de entidades, acadêmicos, vereadores e líderes dos mais diversos segmentos da sociedade maceioense. Com a transmissão via internet, outro importante valor agregado à ação foi o fomento à política de transparência nas ações do Executivo Municipal. A conquista do Prêmio Aberje 2014 reforça esta diretriz de comunicação e gestão, enfatizada pela administração do prefeito Rui Palmeira.

Em 2014, o Prêmio Aberje chega a sua 40ª edição

Eleito o mais importante prêmio setorial pelos diretores de comunicação das maiores empresas do País, a história do sucesso do Prêmio Aberje começou a ser escrita em 1967, no lendário encontro de 8 de outubro, no qual a história da Comunicação Empresarial Brasileira começou a ser escrita pelos comunicadores que se reuniram para fundar a Aberje.

Nesse “Encontro de Editores de Jornais de Empresas” que se realizou simultaneamente com a primeira “Exposição de Jornais e Revistas de Empresas” nasceu a então Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas e o então Prêmio Aberje de Jornalismo Empresarial, visando conferir o reconhecimento às empresas que se distinguissem, ao longo do ano, na área do relacionamento das empresas com seus públicos.

O Encontro aconteceu no dia 8 de outubro de 1967, em São Paulo, do qual participaram 80 editores de 54 publicações. A mostra foi realizada no mesmo dia e os trabalhos foram julgados por Victor Civitta, da Editora Abril; pelo professor Julio Garcia Morejón, diretor da ECA- USP; e pelo jornalista César Tácito Lopes Costa, do jornal OESP, nesse evento também foi eleito o primeiro presidente da Aberje, Nilo Luchetti.

Ao longo dos anos, o Prêmio Aberje acompanhou as mudanças que ajudou a despertar, tendo seu formato adaptado, atualizado e modernizado em função da evolução da própria atividade de comunicação empresarial do Brasil. Neste ano o Prêmio Aberje avança e implementa mudanças substanciais, que refletem a perspectiva e a visão estratégica que a comunicação organizacional deve ter.

Fonte: Secom/Maceió

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