Exposição científica populariza as pesquisas que beneficiam a saúde

largeAs ações para popularizar o conhecimento científico continuam durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu a Exposição Científica Nise da Silveira, que aconteceu no pátio da própria secretaria, com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde de Alagoas (SUS/AL).

 

“Essa é uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano”, disse a gerente estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesau, Fátima Lima. Segundo ela, o tema da Semana deste ano –  “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” – visa a identificação dos agravos para pesquisas que contribuam com a melhoria da saúde.

 

A secretaria adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, lembrou que nesse mês acontece também o Outubro Rosa, ação preventiva de câncer de mama que, segundo ela, também faz parte dos incentivos que a ciência e a tecnologia podem oferecer à população. “O soro caseiro é uma prática caseira e simples que ajuda na hidratação de crianças com diarreia”, exemplificou.

 

Também durante o evento, aconteceu a Roda de Conversa para identificar dificuldades de saúde no Estado que podem gerar possíveis pesquisas para solucionar esses problemas. Na Sessão Pipoca, o público conferiu o filme Cientistas Brasileiros – César Lattes & José Leite Lopes, documentário que registra a biografia e a importância do trabalho desses físicos/cientistas.

 

Ações para cadastro de doação de medula óssea, prevenção e combate à dengue e a Exposição Científica Nise da Silveira complementaram a programação. Um dos trabalhos expostos abordou a Doença de Huntington, que causa desequilíbrio motor, perda cognitiva e irritabilidade emocional.

 

“A doença é incurável, mas pesquisas realizadas em 2008 mostram que é possível bloquear o gene”, informou a pesquisadora de Feira Grande, Aparecida Alencar, que faz parte da Associação Brasileira de Huntington, vinculada ao órgão internacional que realiza estudos para buscar o tratamento da doença.

 

Participaram da solenidade de abertura do event, os servidores da Promoção da Saúde, da Atenção Básica e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, além dos estudantes da Escola Estadual Professor Mario Broad, localizada na Jatiúca, e do coral Vozes da Saúde.

 

Programação

 

Nesta sexta-feira (17), das 8h às 13h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), acontece o Café com Ciência, com mostra de curta e entrega da premiação para os nove municípios que desenvolveram atividades relacionadas à Academia da Saúde, na edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

No domingo (19), das 9h às 14h, na Praça Centenário, acontece a exposição Pneus, tenda Damião Alexandrino, exposição de trabalhos premiados nas Feiras de Ciências das redes de ensino estadual e municipal e exposição com laboratório para prevenção da Dengue.

 

Fonte: Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *