250 urnas eletrônicas serão trocadas em Alagoas
Cerca de 250 urnas eletrônicas que apresentaram problema no primeiro turno das eleições serão substituídas para o segundo turno, no dia 26. As urnas antigas – que apresentaram problemas e atrasaram o resultado da apuração em Alagoas – serão analisadas por funcionários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vão orientar equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto ao conserto.
A expectativa é a de que pelo menos três funcionários do Setor de Tecnologia da Informação do TSE cheguem a Alagoas e fiquem por uma semana, para providenciar a troca das urnas eletrônicas.
Mais de seis mil urnas eletrônicas foram distribuídas nos pontos de votação em Alagoas, sendo que cerca de 250 delas – levadas para Arapiraca e Maceió – apresentaram defeito. Para o segundo turno, será usado um equipamento fabricado em 2009. Equipes do TSE também estará em outros estados, onde urnas eletrônicas também causaram transtorno durante a votação.
Em Maceió, eleitores levaram horas para votar após urnas eletrônicas apresentarem falhas: o sistema biométrico não reconhecia ou demorava para reconhecer as impressões digitais dos eleitores. Muita gente acabou desistindo de votar. Com a troca do equipamento, o TRE espera que não mais haja transtornos e que o segundo turno ocorra de forma tranquila.
A assessoria do TRE reforçou que, na eleição do último dia 5, foram usadas as urnas mais novas – de 2013 –, motivo pelo qual o órgão acreditou que as mesmas não apresentariam problema.
Fonte: Alagoas 247