Governo inaugura nova sede da AL Previdência nesta terça-feira
O governador Teotonio Vilela Filho e o diretor-presidente da AL Previdência, Marcello Lourenço de Oliveira inauguram, nesta terça-feira (14), às 9h30, a nova sede da AL Previdência, no edifício Terra Brasilis, na avenida da Paz, centro de Maceió. A nova sede, adquirida com recursos próprios, vai dar mais comodidade aos segurados, além de tornar o atendimento mais eficiente.
“O nosso objetivo é melhorar cada vez mais o serviço que prestamos ao nosso público alvo, e, com a nova sede, modernizamos os serviços, criamos um ambiente com mais conforto e agilidade, Dessa forma diminuiremos o tempo entre a chegada do segurado e o atendimento”, explica o diretor-presidente.
A nova sede está instalada no térreo, onde funciona o atendimento dos segurados e a Ouvidoria e se estende pelos três últimos andares do Terra Brasilis, unificando as atividades da AL Previdência, que antes funcionavam em vários locais. “Teremos um ganho significativo no andamento dos processos dos segurados, além de concentrarmos todas as nossas atividades no mesmo endereço”, informa o diretor de Administração Finanças e Patrimônio, Alcione Teixeira dos Santos.
O investimento na aquisição da nova sede também agrega patrimônio ao ativo previdenciário da AL previdência, que hoje conta com 30 mil segurados, sendo 22 mil aposentadorias e oito mil pensões. A AL Previdência é uma entidade paraestatal de cooperação governamental, Serviço Social Autônomo, com personalidade jurídica de Direito Privado e sem fins lucrativos e administra os fundos que compõem o RPPS – Regime Próprio de Previdência Social.
O financiamento ocorre por meio do regime financeiro de capitalização para os benefícios custeados pelo Fundo de Previdência, e, por meio do regime financeiro de repartição simples, para os benefícios custeados pelo Fundo Financeiro e pelo Fundo dos Militares. O Fundo de Previdência é financiado pelas contribuições dos servidores e pela contribuição patronal.
Os fundos que compõem a AL Previdência são Fundo de Previdência, formado pelos servidores ativos, admitidos a partir de 31 de dezembro de 2006, e os futuros servidores do Governo do Estado, exceto militares. O Fundo Financeiro é formado por servidores ativos e inativos admitidos até o dia 31 de dezembro de 2006. E o dos Militares é composto pelos atuais e futuros servidores militares.
Com a promulgação da Lei nº 7.114 de 05 de novembro de 2009, obedecendo ao art. 40, § 20 da CF, reestruturou-se o Regime Próprio de Previdência Funcional do Estado de Alagoas, fixando os regimes financeiros do plano de custeio, financiamento e investimento e gerindo o sistema AL Previdência – Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social.