Alagoana que vive no RJ volta ao estado para encontrar família
Após quase 61 anos morando no Rio de Janeiro, a alagoana Maria do Rosário Barbosa, 64, natural de Quebrangulo, decidiu realizar o “sonho” de voltar para Alagoas e encontrar a família que nunca havia conhecido. Em 12 dias de viagem pelo estado, Maria visitou seus parentes em Maceió, Palmeira dos Índios, Major Isidoro e Quebrangulo, mas também aproveitou para conhecer as famosas praias do litoral alagoano.
Aos três anos de idade, os pais de Maria do Rosário resolveram deixar o interior de Alagoas e ir para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, e por esse motivo, ela não possui memórias da época. Porém, segundo ela, desde a adolescência surgiu a vontade de voltar e conhecer o lugar onde nasceu.
“Como eu sai daqui muito pequena eu não lembrava de nada. Depois que cresci foi que eu comecei a acompanhar pela televisão, lia tudo que saia sobre Alagoas. Sempre me interessei porque eu tinha o sonho de vir. Sempre falei para os meus pais, para os amigos sobre isso, então o pessoal lá ficou torcendo muito quando eu vim para cá, porque quem me conhece há muitos anos sabe desse sonho. Eu sempre falava: ‘um dia eu vou na minha terra, se Deus permitir’, relembra
Porém, mesmo com a viagem marcada, encontrar seus familiares no interior do estado não foi tarefa fácil. A alagoana conta que foi somente na véspera do embarque ela conseguiu o endereço de uma prima que morava em Palmeira dos Índios.
“Meu irmão já veio três vezes para cá, mas, em uma mudança, ele perdeu os endereços de todos os familiares. Aí eu decidi pedir ajuda ao meu amigo Marcelo, que mora aqui em Maceió, para divulgar o nome da minha mãe na rádio, na esperança de que alguém a conhecesse. Mas só pouco antes de viajar foi que descobri que aquele não era o nome de nascimento dela, mas sim o nome que ela havia se registrado quando foi para o Rio. Então ficamos um pouco perdidos, mas por muita sorte, na véspera de viajarmos, meu irmão encontrou um endereço. Era de uma prima minha em Palmeira dos Índios”, relata Maria.
A partir de Palmeira dos Índios, Maria do Rosário, seu filho Renato, a nora Aniele e a neta Mariana seguiram em sua aventura juntando endereços e informações com cada nova pessoa que encontrava pelo caminho e, assim, conseguiram visitar boa parte da família e realizar o sonho que a tanto tempo a alagoana cultivou.
“Meu sentimento é de muita alegria, foi um sonho realizado. Sempre pedi a Deus que se eu merecesse, eu viesse, e se eu estou aqui é porque acho que mereci. Se ele acha que eu mereço, então que eu volte para poder conviver mais com minha família”, diz emocionada.
Fonte: G1