Xodó marca, e Corinthians impõe 2º revés ao Cruzeiro em casa
Corinthians conseguiu, na noite desta quarta-feira, resultado que poucos podem se gabar na atual edição do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, a equipe de Mano Menezes contou com gol do iluminado Luciano, que costuma deixar sua marca após entrar no segundo tempo, para vencer o líder disparado Cruzeiro por 1 a 0 pela 27ª rodada da competição. A derrota é apenas a segunda do time celeste em sua casa no atual torneio – perdeu também para o rival Atlético-MG na 23ª rodada.
A vitória corintiana ainda rende mais uma marca à equipe paulista: é, ao lado do Atlético-MG, o único time a vencer os cruzeirenses tanto no turno quanto no returno – derrotas para times em situação ruim na tabela atrapalharam os paulistas, que ganharam até a alcunha de “Robin Hood da Série A”. O responsável pela vitória desta noite foi Luciano, que marcou após sair do banco, assim como contra Goiás, Sport e Atlético-MG.
O triunfo, o primeiro do irregular Corinthians desde a vitória sobre o Santos no longínquo 10 de agosto, deixa o time alvinegro bastante vivo na briga pelo G-4 da competição: vai aos 46 pontos, em quinto lugar, fora do grupo apenas por ter menos vitórias que o quarto colocado Grêmio. Já o Cruzeiro segue sossegado rumo ao título, apesar do revés: tem 56 pontos, sete a mais que o segundo colocado São Paulo – o Inter pode diminuir a diferença para seis pontos nesta quinta.
Ambos os times sofreram nesta quarta com a ausência de desfalques: além de suspensões e lesões, a Data Fifa desrespeitada pela CBF tirou Gil, Elias, Lodeiro e Guerrero dos corintianos, além de Éverton Ribeiro dos cruzeirenses. Os problemas continuarão na próxima rodada do torneio. No sábado, o Corinthians vai até Amazonas enfrentar o Botafogo, às 18h30 (de Brasília). Já o time mineiro visitará o ameaçado Flamengo no domingo, às 16h, no Maracanã.
Dominante e com grande folga na liderança, o Cruzeiro começou a partida se impondo contra o Corinthians no Mineirão. A equipe mineira manteve a posse de bola e evitou escapadas paulistas, que perdiam a bola rapidamente. Nos primeiros 25 minutos, os donos da casa criaram duas chances: aos 18min, Willian ajeitou para Marcelo Moreno dar belo chute para boa defesa de Cássio e aos 24min Marquinhos chutou firme por cima.
A equipe corintiana, contudo, passou a igualar o duelo a partir da segunda metade do primeiro tempo. A melhor chance até o intervalo, inclusive, foi alvinegra. Aos 35min, Renato Augusto cobrou falta com categoria e viu a bola tocar no travessão antes de sair pela linha de fundo do gol de Fábio.
Na volta para o segundo tempo, o duelo ficou mais intenso e os dois times se alternaram no domínio sobre o adversário, sem, contudo, criar chances perigosas. Em 18 minutos, o treinador cruzeirense Marcelo Oliveira queimou as três alterações possíveis: Alisson, Ceará e Dagoberto entraram nas vagas de Willian, Egídio e Marlone, respectivamente – no período, Mano só trocou Romero por Luciano.
A substituição corintiana deu certo. Aos 28min, Petros conseguiu roubada de bola providencial no meio-campo, serviu o iluminado Luciano, que, com categoria, tocou no canto de Fábio. Com uma atuação bastante abaixo da média na competição, o Cruzeiro teve duas chances de empatar antes do fim: Marcelo Moreno chutou para boa defesa de Cássio aos 35min e Dagoberto cabeceou sozinho para fora aos 48min.
Fonte: Terra