Governador discute em audiência avanço das obras hídricas em Alagoas
O avanço das obras hídricas em Alagoas foi tema de audiência entre o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o governador Teotonio Vilela Filho, nesta quarta-feira (08), em Brasília. Entre as obra abordadas estavam o Canal do Sertão que, para o governador, é uma obra emblemática para todo o Nordeste. “O ministro é um entusiasta dessa obra que, em Alagoas, não parou um dia sequer durante o meu governo”, enfatizou Teotonio Vilela.
No encontro, também foram discutidos detalhes da adutora do Alto Sertão, outra obra realizada em parceria com o governo federal que já se encontra em um estágio avançado e a adutora da Bacia Leiteira. A interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão levará água a oito cidades de Alagoas, que atualmente são abastecidas em sistema de rodízio. Os municípios atendidos serão Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas (Povoado de Piau).
Já a adutora da Bacia Leiteira vai assegurar o abastecimento contínuo de água para mais de 200 mil pessoas de 19 municípios integrantes do sistema adutor. “Também falamos sobre o saneamento de Coqueiro Seco, distante 21 km de Maceió, cujo projeto já foi retomado, igualmente em parceria com o governo federal”, destacou. “Conversamos sobre os futuros perímetros de irrigação do Canal do Sertão, para que, cada vez mais, a água sirva para a produção e o desenvolvimento da região, gerando empregos para a sobrevivência daquela população”, observou.
CHUVAS – Acompanhado pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Artur Rogério Ferreira, o governador comentou sobre as chuvas que caíram nos últimos dias no Estado. Ele disse que elas são sempre bem vindas, mas que não foram suficientes para amenizar o problema causado pela seca em algumas regiões de Alagoas.
Teotonio Vilela Filho irá encaminhar ao Ministério um decreto estadual, explicando a situação desses municípios afetados e, desta forma, agilizar a inclusão dessas cidades em algumas condições oferecidas pelo governo federal, aos municípios que se encontrem em situação de emergência. “Já deixamos essa situação igualmente providenciada”, concluiu o governador. Ainda nesta quarta-feira, Teotonio Vilela se reuniu com o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Fonte:Agência Alagoas