Michael Phelps é suspenso por seis meses e está fora do Mundial
O nadador Michael Phelps levou uma suspensão da Federação Americana de Natação (USA Swimming) e está fora do Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, que será disputado em 2015, em Kazan, na Rússia.
O maior medalhista da história da Olimpíada, com 22 láureas, tomou um gancho de seis meses e teve o nome retirado da equipe que nadará no Mundial, como consequência da detenção na semana passada nos EUA. Phelps foi preso após ser flagrado dirigindo acima dos limites de velocidade, e sob efeito de substâncias proibidas não reveladas.
Em um comunicado oficial divulgado nesta segunda, a USA Swimming explicou que o incidente de Phelps feriu o código de conduta da entidade. O órgão baseou a decisão no artigo que refere-se a “ações inapropriadas que podem denegrir a imagem da USA Swimming e da natação”.
Phelps poderá continuar treinando com a equipe na cidade de Baltimore, mas está proibido de participar de qualquer competição da USA Swimming até 6 de abril de 2015. Além do gancho e de ser retirado da seleção americana que competirá no Mundial 2015, o astro não receberá da entidade nos próximos seis meses o pagamento mensal que tem por ser integrante da seleção.
Esta não é a primeira vez que Phelps é punido pela Federação Americana de Natação. Em 2009, o nadador ficou três meses suspenso após uma foto vazar na internet, em que ele fumava em um bong, peça utilizada para o consumo de maconha. Em outra ocasião, o atleta também foi pego dirigindo embriagado, e teve de prestar serviços sociais como pena.
Fonte: Terra