Bancada federal de Alagoas tem renovação de 55%
A combinação de votos individuais, por legenda e proporcionais já revelou quem irá representar Alagoas na Câmara Federal a partir de janeiro próximo. O Estado terá cinco novos deputados federais, entre os nove, o que representa uma renovação de 55% nas cadeiras.
A surpresa maior ficou com o candidato João Henrique Caldas (Solidariedade) vencedor com o maior número de votos totais, além de ser o mais jovem. JHC, como é mais conhecido, integrava a coligação ‘Como o povo pela melhoria de Alagoas’. Do mesmo grupo, também foram reeleitos Arthur Lira (PP) e Maurício Quintella Lessa (PR).
Da coligação ‘Com o povo para Alagoas mudar’ foram eleitos Marx Beltrão (PMDB), Ronaldo Lessa (PDT); e reeleitos Givaldo Carimbão (Pros) e Paulão (PT). Marx foi prefeito de Coruripe e Lessa assume pela primeira vez mandato na Câmara Federal. Ele já foi vereador, deputado estadual, prefeito de Maceió e governador, em ambas as ocasiões de formas consecutivas. Desse grupo, a atual deputada Rosinha da Adefal não conseguiu renovar o mandato.
Já do grupo ‘Um novo jeito de fazer’ apenas Pedro Vilela (PSDB) foi eleito. Ele foi o terceiro deputado mais bem votado nestas eleições e também estreia na bancada federal. O ex-deputado Rogério Teófilo (PSDB) teve uma votação expressiva, mas ficou com a primeira suplência da coligação.
Outro que vai representar o estado pela primeira vez é o ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida (PRTB). Durante a maior parte da apuração dos votos, ele esteve atrás do candidato Val Amélio (do mesmo partido) e que é filho de Cícero Amélio, atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.
Redação