Captação no canal do Sertão reforça abastecimento de cinco municípios
A estação de captação de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) no canal do Sertão já está funcionando e beneficiando milhares de sertanejos em cinco municípios da região. Os testes operacionais, que começaram em 18 de setembro último, atestam uma vazão em torno de 270 mil litros de água por hora, conforme informou o vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa.
De acordo com Lisboa, a estação opera durante 16 horas por dia, o suficiente para manter a regularidade no abastecimento das áreas beneficiadas. A captação, que fica situada na localidade denominada Mosquita, em Água Branca, melhora o abastecimento das áreas urbana e rural de Pariconha, Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi, beneficiando uma população estimada em 90 mil habitantes.
De acordo com o presidente da Casal, Álvaro Menezes, a estação, que representa um reforço no abastecimento da região atendida pela adutora do Sertão, deverá ser inaugurada até o final deste mês.
“Trata-se de uma obra estratégica, uma vez que aproveita o potencial do canal do Sertão, antes mesmo de sua conclusão, para atender comunidades rurais e urbanas de áreas que enfrentam dificuldade de abastecimento, principalmente em períodos de grande estiagem”, enfatizou Menezes.
Redação com assessoria