Grupo suspeito de 20 assaltos é preso após ostentar dinheiro na web
A Polícia Civil prendeu oito suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. De acordo com as investigações, o grupo é apontado como responsável por 20 crimes na cidade nos últimos quatro meses. Os integrantes foram identificados após postagens de fotos em redes sociais, nas quais apareciam com armas e mostrando o dinheiro e itens roubados.
De acordo com o delegado Danilo Proto, responsável pelas investigações, os suspeitos eram organizados e costumavam divulgar fotos logo após os assaltos. “Eles não faziam o roubo de qualquer jeito, tinham um planejamento, faziam um estudo do policiamento na região, e depois praticavam os crimes. Eles sabiam das rotinas dos funcionários e proprietários, justamente para facilitar as ações criminosas, que depois eram exibidas”, explicou.
Imagens de câmeras de segurança dos comércios também ajudaram a polícia a identificar os suspeitos. Em um dos assaltos, em uma loja, um criminoso aparece usando capacete e entra no estabelecimento com uma arma na mão. Ele anuncia o roubo e chega a encostar a arma em um dos clientes (veja vídeo acima). Pouco depois entra um comparsa e os dois colocam dinheiro e pertences das pessoas em uma sacola e fogem.
Em outro assalto, em uma padaria, o criminoso, também usando capacete, exige da atendente todo o dinheiro do caixa. Ele também recolhe carteiras e celulares dos clientes. As imagens cedidas pela Polícia Civil mostram também o roubo a um posto de gasolina. Na ocasião, dois criminosos chegaram em uma motocicleta, recolheram o dinheiro e fugiram rapidamente.
A polícia montou uma operação para o cumprimento dos mandados de prisão contra os oito suspeitos, capturados após quatro meses de investigação. Alguns foram detidos em casa e outros nos locais de trabalho e apresentados na delegacia na quarta-feira (1º). Eles devem ser indiciados por roubo e formação de quadrilha.
O delegado relatou que outros 40 assaltos registrados na cidade nos últimos meses são investigados. Alguns suspeitos já foram identificados e a polícia aguarda os mandados de prisão para efetuar as capturas.
Alívio – Para o presidente do Sindicato dos Supermercados de Rio Verde, Adival Gomes, a prisão da quadrilha é um “alívio” para os comerciantes. “A gente se sente aliviado, pois só neste mês levaram mais de R$ 100 mil dos nossos supermercados. E tudo indica que os responsáveis são essas pessoas que estão presas”, afirmou.
Já para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Verde, Fernando Jayme, os roubos ainda alarmam os comerciantes. “Estamos preocupados ainda, mas felizmente oito desses criminosos saíram de circulação. Mas até quando eles ficarão presos?”, questionou.
Fonte: G1