Litoral Sul ganha Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue
A ampliação do serviço de Hemorrede de Alagoas avança e chega a Coruripe. Nesta quarta-feira (1º), o governador Teotonio Vilela Filho inaugurou a primeira Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do interior do Estado, que vai facilitar o acesso à doação de sangue dos moradores do Litoral Sul e Baixo São Francisco.
Com investimento de mais de R$ 112 mil, a UCT está habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar transfusões e, principalmente, coletar bolsas de sangue. Segundo o governador Teotonio Vilela Filho, a descentralização da Hemorrede visa regularizar o estoque para atender a demanda de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com o investimento na ampliação e estruturação da Hemorrede, queremos aumentar o número de doadores para regularizar o estoque. Isso porque as pessoas precisam de sangue todos os dias”, discursou o governador, que na ocasião entregou também dois automóveis S10 para a unidade.
De acordo com a diretora da Hemorrede de Alagoas, Verônica Guedes, os veículos foram adquiridos pelo MS e irão transportar a equipe multidisciplinar de Maceió a Coruripe e o sangue coletado todas as terças e quintas-feiras, com meta de 800 bolsas/mês. “Agora a unidade de Coruripe vai receber doações e armazenar sangue para atender os hospitais e maternidades da região”, disse ela.
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, lembrou que os moradores dos municípios do Litoral Sul e Baixo São Francisco precisavam se deslocar até Maceió ou Arapiraca para doar sangue. “Esse é mais um passo do governo do Estado para o fortalecimento da Saúde e que beneficia os usuários, que não precisam mais se deslocar da sua região para doar sangue”, esclareceu.
Participaram da solenidade o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão; o secretário municipal de saúde, Djalma Brêda; a superintendente estadual de Atenção à Saúde, Aparecida Auto; a diretora da UCT, Ocionira Costa; e demais autoridades do Estado e Município.
Fonte: Agência Alagoas