Governo inaugura Estação de Tratamento de Água em Pindoba
Os cidadãos de Pindoba, Zona da Mata alagoana, ganharam nesta terça-feira (30) uma nova estação para o tratamento da água que abastece a cidade. O governador Teotonio Vilela Filho esteve presente na solenidade de inauguração ao lado do prefeito do município, Maxwell Tenório, representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e de outras autoridades locais.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pindoba vai poder beneficiar toda a população residente na área urbana da cidade, cerca de duas mil pessoas. A estrutura dispõe de tanques de decantação e filtragem de água, e uma estação química de tratamento. A vazão da estação pode chegar a 15m³ de água por hora.
Antes do discurso do governador, a ETA recebeu as bênçãos do pároco da cidade, o padre Belo. Em seguida, Teotonio Vilela Filho ressaltou a importância do abastecimento de água na melhora da qualidade de vida dos habitantes do interior alagoano.
“É um compromisso do Governo de Alagoas levar água de qualidade para as torneiras das cidades do interior. A exemplo do que foi feito para os sertanejos com o Canal do Sertão, com as adutoras para os moradores do Agreste, agora o povo pindobense poderá usufruir, da melhor maneira, deste recurso tão essencial. Nasci em Viçosa, cidade vizinha, e conheço muito bem essa região. Para mim é um enorme prazer participar deste momento tão importante para esse povo”, afirmou.
“Momento de alegria”
O Prefeito de Pindoba, Maxwell Tenório, agradeceu ao governador, em nome de toda a cidade, pela entrega da Estação. Ao lado de outras autoridades municipais, o gestor ressaltou o salto na qualidade de vida que terão os cidadãos de Pindoba com o empreendimento.
“Sabemos das dificuldades encontradas na nossa cidade, mas ter água limpa e tratada agora não vai ser mais problema. O momento é de alegria. Ficamos muito honrados com a presença do governador em nossa cidade e, em nome de todos os pindobenses, quero deixar aqui o nosso muito obrigado ao Governo do Estado”, destacou.
Entre os moradores da cidade, o sentimento era de alegria. A dona de casa Maria Cícera dos Santos, de 57 anos, fez questão de sair de sua casa, que fica próxima à Estação, para prestigiar a inauguração da Unidade.
“A gente tinha esse desejo há muitos anos, e só ouvíamos promessas. Hoje não mais. Felizmente agora teremos uma água de qualidade em nossas torneiras, tanto para beber, fazer nossas comidas e lavar nossas roupas. Estamos muito felizes”, lembrou.
A ETA de Pindoba fica situada no próprio perímetro urbano da cidade. Na construção da Estação, a Casal investiu recursos na ordem de R$ 540 mil reais.