Projeto Vincular apoia Hemoal em campanha de doação de sangue
O Projeto Vincular incentiva a campanha de doação de sangue numa parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para abastecimento do banco sanguíneo do Estado. O recolhimento acontecerá no dia 30 de setembro e estará disponível a todo potencial doador.
Das 8h às 16h, a unidade móvel do Hemoal ficará localizada na praça de conveniência, em frente à Transpal, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Todo e qualquer cidadão que transitar pela instituição de ensino e preencher os requisitos para ser um doador pode comparecer ao local portando um documento original com foto emitido por órgão oficial.
As doações serão armazenadas no banco de sangue para assistir àqueles que eventualmente necessitem das bolsas. A campanha pretende arrecadar material de todos os tipos sanguíneos. Cada coleta retira 450 ml de sangue e pode salvar até três vidas.
Dúvidas quanto à doação
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site do Hemoal.
Para mais informações ou eventuais dúvidas, acessem http://www.hemope.pe.gov.br/queroserdoador-escladuvidas.php.
O projeto
O Vincular é um projeto de caráter social criado pela Comunidade dos Viventes, associação católica aberta ao ecumenismo. O projeto teve início no ano de 2012, em Recife, com o intuito de colaborar com as necessidades de instituições ou causas sociais específicas, realizando atividades e campanhas que ofereciam algum tipo de mudança na realidade social vivenciada por aquele público.
Com a ajuda de voluntários e patrocinadores que se encantaram pela iniciativa, o Vincular se espalhou e hoje faz ações frequentes em Maceió, Recife, Petrolina e Vitória. O Projeto também já realizou ações pontuais em São Paulo, Gravatá e Caruaru e tem possibilidades de estender ainda mais essas realizações.
Em Maceió, cerca de 300 voluntários participaram das ações do Projeto, que já desenvolveu atividades de caráter contínuo, em 2012, no Lar da Menina – ONG que atende em regime de internato meninas de 7 até 16 anos. Em 2013, o Vincular fez ações contínuas na Casa do Pobre – abrigo de longa permanência que acolhe idosos abandonados pelas famílias, solitários e sem moradia – e, em parceria com o Hemoal, uma ação pontual em prol da doação de sangue no segundo semestre do mesmo ano. No mesmo ano, uma ação de arrecadação e distribuição de roupas para moradores de rua também foi realizada no primeiro semestre.
No ano de 2014, foram realizadas seis ações no Abrigo Acolher – local que acolhe meninos de 07 a 17 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social -, uma ação na Creche e Pré-Escola Imaculado Coração de Maria, além da distribuição de quentinhas pelos bairros de Maceió. Até o final do ano, estão previstas novas ações entre contínuas e pontuais.
Fonte: Assessoria