Programa de Imunização amplia atuação em Maceió
Além de garantir o acesso da população a todas as vacinas que compõem o Calendário Básico de Vacinação do país, o Programa de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vem assegurando a proteção vacinal dos mais diversos públicos contra inúmeras doenças, resultando numa redução de enfermidades e óbitos em Maceió.
“Procuramos atender todas solicitações que são feitas por instituições, empresas e órgãos públicos, em especial, aquelas onde o contingente de trabalhadores é considerável, otimizando nossas ações e ampliando a cobertura vacinal no município”, afirmou a coordenadora do PNI no município, Eunice Raquel.
Para atender essas solicitações, o PNI trabalha com duas equipes móveis, que atuam também na realização de bloqueio vacinal, nas áreas de difícil acesso e com a intensificação da imunização nas áreas fora da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). A solicitação de ações de imunização é feita à Coordenação por meio de ofício e passa por uma avaliação de sua necessidade e relevância, onde são levadas em consideração questões como tipo de atividade, exposição ao risco de doenças, por exemplo, sendo desenvolvidas de acordo com a disponibilidade das equipes móveis.
Nas ações de vacinação, as equipes do PNI fazem a imunização de funcionários e trabalhadores das mais diversas áreas contra a difteria e o tétano (dT), em três doses, contra a Hepatite B, também em três doses, e contra o vírus Influenza (gripe), doenças que afetam diretamente a capacidade de trabalho de pessoas em idade produtiva.
Fonte: Assessoria