Maceió participa de campanha inédita sobre uso do marca-passo
No dia 23 de setembro cardiologistas de todo o Brasil vão promover o Dia do Portador de Marca-passo, uma campanha de utilidade pública que visa dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, seus familiares e amigos.
Entre as principais dúvidas observadas pelos médicos estão: possíveis interferências de celulares e outros aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética e se é permitida na prática de atividade física.
“Através da distribuição de cartilhas e explicações presenciais com o auxílio de painéis ilustrativos, pretendemos esclarecer a população sobre os principais dispositivos eletrônicos implantáveis cardíacos, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências”, afirma o presidente do DECA – Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, Cláudio Fuganti.
Paralelo a isso, a ação também tem o objetivo de alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que precisam desses dispositivos e ao profissional médico, principalmente no Sistema Único de Saúde, uma vez que atualmente muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante.
Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos móveis por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes.
Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 767 marca-passos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e na Alemanha 1.267.
No Brasil atualmente há mais de 300 mil portadores desses dispositivos em uso, sendo que são implantados a cada ano em torno de 40 mil novos dispositivos, no âmbito do SUS, convênios e particulares.
Sobre o DECA
O DECA (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular) é responsável pela área de implante de marca-passos, cardioversores desfibriladores implantáveis e ressincronizadores cardíacos no Brasil. É a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, seja via SUS ou convênios particulares, também foram criadas e desenvolvidas pelo Departamento.
SERVIÇO:
Locais: Hospital do Coração de Maceió, Hospital Santa Casa de Maceió, Hospital do Açúcar e Hospital Universitário
Horário: das 09h às 17h
Atividades: distribuição da cartilha, orientação e esclarecimentos de dúvidas
Apoio: SBC-AL; Hospital do Coração de Alagoas; Hospital do Açúcar; Santa Casa de Misericórdia; Hospital Universitário.
Fonte: Assessoria