Psicólogos são orientados sobre atendimento a pacientes com Aids
O aconselhamento a pacientes e acompanhantes com o vírus HIV foi discutido com os psicólogos do Hospital Geral do Estado (HGE) na última semana. A iniciativa faz parte de ações implantadas na área, visando aperfeiçoar a condição cognitiva dos profissionais e proporcionar uma boa assistência ao usuário.
A coordenadora do Setor de Psicologia do HGE, Tasmânia Quintela, explicou que, mensalmente, são convidados profissionais da unidade, assim como de outros órgãos, para apresentarem assuntos relevantes que contribuam para qualificar o atendimento no HGE. “Os ensinamentos adquiridos auxiliarão em protocolos de psicologia sobre este fim, já que recebemos também pacientes com a síndrome”, informou.
Karina Vasconcellos, psicóloga do Hospital Hélvio Auto, esclareceu que o aconselhamento feito na rede pública de saúde deve fornecer informações sobre as formas de transmissão da Aids, significados dos resultados dos exames, período de janela imunológica, que representa o tempo entre a infecção pelo HIV e o surgimento dos primeiros sintomas.
“O profissional fala sobre a doença e seu tratamento, a prevenção secundária, assim como o significado e utilidade dos exames laboratoriais. Com acesso às informações sobre a doença e às formas de promover sua própria independência e autonomia, o paciente se fortalece para enfrentar as adversidades trazidas pela soropositividade e seu tratamento. Nesse momento, ocorre também o encaminhamento do paciente para o serviço especializado”, acrescentou a psicóloga.
Fonte: Agência Alagoas