Ibope: Dilma mantém vantagem sobre Marina no 1º turno
A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, manteve vantagem em intenções de voto sobre a candidata Marina Silva (PSB) na disputa do primeiro turno na corrida à Presidência, mas ambas empatam no segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16). Aécio Neves (PSDB) manteve a terceira posição, mas melhorou o percentual em relação às outras pesquisas.
Encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa mostrou que a presidente da República tem 36% da preferência, enquanto a ex-senadora marcou 30% — na pesquisa passada, os números eram 39% e 31%, respectivamente. Aécio Neves registrou 19% — quatro pontos percentuais a mais que a pesquisa anterior. O candidato Everaldo Pereira (PSC) tem 1% e está em quarto lugar.
Os candidatos Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não marcaram pontos, mas juntos têm 1% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos seriam 7% do total, e os eleitores que não souberam ou não responderam são 6%.
Na última pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), Dilma tinha 39% das intenções de voto, contra 31% de Marina Silva e 15% de Aécio Neves (PSDB).
2º turno
Na disputa no segundo turno, as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) aparecem tecnicamente empatadas. A ex-senadora tem 43% das intenções de voto, enquanto Dilma possui 40% da preferência. No último levantamento Ibope, divulgado no dia 12 de setembro, o cenário para o segundo turno era parecido: Dilma possuía 42% e a ex-senadora, 43%.
Em outra simulação, com Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), a petista tem 44% da preferência, contra 37% do tucano. Neste recorte, os votos brancos/nulos seriam 11% e os indecisos totalizariam 6%.
Por fim, no confronto entre Marina Silva contra Aécio Neves, a ex-senadora e ex-ministra teria 48% contra 30% do tucano. Os brancos e nulos são 15% neste caso, e os eleitores que não souberam ou não responderam totalizam 8%.
A pesquisa ouviu 3.010 eleitores entre os o último sábado (13) e a última segunda-feira (15) em 204 cidades do País. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00657/2014.
Fonte: R7