Extensionistas da Emater/AL discutem atualização em pecuária de leite

largeOs desafios da pecuária leiteira no Brasil e em Alagoas estão sendo debatidos, durante toda esta semana no município de Batalha, durante a execução do Segundo Módulo da Capacitação da Chamada Pública da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas. O projeto é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL).

Cerca de 30 profissionais contratados pela Emater já estão no campo identificando Agricultores Familiares de 11 municípios, todos da Bacia Leiteira, totalizando 1500 famílias beneficiadas diretamente.  Na abertura do curso, na segunda-feira (8), gestor de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Marne Moreira, discutiu o cenário do leite no Brasil e os benefícios do desenvolvimento da Cadeia Produtiva no meio rural e combate a fome.

 

“Alagoas sai na frente com a iniciativa de capacitar sua equipe, principalmente apostando na Extensão Rural através do ressurgimento da Emater. É uma vitória para o desenvolvimento agrícola do Estado, até porque a Cadeia Produtiva do Leite é considerada na atualidade a mais importante da Agricultura Familiar. O Estado tem 17.574 agricultores, segundo IBGE, que produzem menos de 100 litros de leite dia, ou seja, um potencial enorme para aplicação de tecnologias”, destacou Marne Moreira.

 

Ainda nesta segunda, o pesquisador Bruno Campos, também da Embrapa Gado de Leite, abordou o manejo reprodutivo do rebanho leiteiro. “Nosso objetivo é fazer com que o técnico compreenda que com práticas simples, levando em consideração ambiente e genética, podemos fazer com que o agricultor invista mais na sua propriedade, destacando eficácia reprodutiva, por exemplo, pra que a vaca esteja sempre parindo”, informou o pesquisador.

 

De acordo com o Gerente Regional da Emater/AL na Bacia Leiteira, Marconi Nobre, o novo projeto tem gerado uma expectativa positiva na região. “Os agricultores estão bastante receptivos. Nossa região é conhecida por possuir uma das melhores genéticas de gado leiteiro do Brasil, porém ainda temos grandes desigualdades no meio rural. Com o novo projeto vamos explorar a capacidade produtiva dos agricultores familiares e levar dignidade a essas famílias”, avaliou o gerente regional da Emater/AL.

 

Até o próximo dia 12 serão debatidos temas como Cria e recria de bezerras, manejo sanitário e qualidade do leite do rebanho leiteiro, com Vânia Maria Veiga, da Embrapa Gado Leiteiro; Alimentos e alimentação do rebanho, com  André Luis Neves, também da Embrapa Gado de Leite; Formação e manejo de pastagens, água, solo e planta, com Wadson Sebastião Rocha – Embrapa Gado de Leite; e Indicadores técnicos de eficiência e renda na propriedade leiteira, com José Ladeira da Costa- Embrapa Gado de Leite.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *