Homenagem a soldado Izabelle marca desfile da Independência

largeApesar das fortes chuvas que caíram na capital alagoana na manhã deste domingo, 7 de setembro, o público se fez presente para acompanhar mais um tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O desfile, que comemorou os 192 anos da Independência do Brasil, teve início às 8h30 com a chegada do governador do Estado, Teotonio Vilela, ao palanque principal montado no Memorial da República.

Ao som da Banda de Música da PM, o barítono Ivonaldo Bittencourt, também músico da banda, entoou o Hino da Independência, saudando o público com a abertura do desfile. Após a passagem de oficiais do Estado Maior Combinado, o desfile prosseguiu com a marcha de militares da Força Expedicionária Brasileira, tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Força Nacional de Segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social.

 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcus Pinheiro, acompanhou a passagem da tropa pela avenida. A PM trouxe o maior efetivo, envolvendo cerca de mil integrantes, entre policiais militares, alunos do Colégio Tiradentes e crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A PM empregou ainda 39 viaturas e 20 motocicletas de batalhões e unidades especializadas, da capital e interior, além de 40 conjuntos da Cavalaria.

Representando a área de ensino da PM, desfilaram integrantes da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e alunos do Colégio Tiradentes. Em seguida, os Batalhões Especializados, como Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon) fecharam a apresentação da PM.

 

Em um dos momentos mais emocionantes do desfile, policiais militares da Radiopatrulha, que desfilaram desembarcados e em silêncio, realizaram uma homenagem a soldado Izabelle Pereira, morta no final de semana passado em um trágico acidente durante o serviço. Duas policiais militares entregaram um ramalhete de flores e uma réplica do braçal da Radiopatrulha aos pais da homenageada. Emocionados e formando um cordão humano, todos realizaram a oração do radiopatrulheiro em respeito à memória de Izabelle.

 

Os integrantes da recém-criada Companhia de Operações Policiais Especiais de Caatinga (Copes), sediada em Piranhas, também desfilaram pela Avenida. A Companhia tem o objetivo de auxiliar no policiamento ostensivo das unidades policiais que atuam na região sertaneja do Estado de Alagoas.

Durante o desfile, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou uma apresentação de tática e técnica policial, voltada para o controle de distúrbios civis (CDC).

 

A RPMon chamou a atenção do público, em especial das crianças, pela passagem dos cavalos. A Cavalaria desfilou com dois pelotões, os Dragões das Alagoas e outro com policiais e cavalos treinados para ações de CDC.

 

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *