Polo de Tecnologia da Informação terá investimento de R$ 15 milhões
O governador Teotonio Vilela Filho lançou, nesta sexta-feira (5), a pedra fundamental para marcar o início das obras do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics). A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Maceió.
Também foi inaugurada nesta sexta a nova sede da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), localizada na rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, bairro que representa parte da memória, história e cultura da capital.
O Polo de Tics faz parte do Parque Tecnológico de Alagoas, ao lado dos Polos Agroalimentares das cidades de Batalha e Arapiraca, que fazem parte das ações estratégicas do Programa Alagoas Tem Pressa. No Polo de TICS de Maceió serão investidos R$ 15 milhões do Governo do Estado, por meio do Proinveste.
Na oportunidade, Teotonio destacou a importância da construção do Polo da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. “Neste local serão implementadas soluções integradas de tecnologia para os governos estadual e municipal, instituições de ensino público e privado, para empresas e para o mercado de uma forma geral. O Polo vai agregar valor por meio da inovação, aumentando a competitividade”, afirmou.
Graças aos investimentos e apoio do Governo do Estado às empresas de TI, Alagoas vem se destacado no cenário nacional nos últimos anos com projetos e aplicativos inovadores que estão dando resultado e conquistando prêmios, como os projetos do Hand Talk, CrowdMobi, TraktoPro, entre outros aplicativos em várias áreas.
Já para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, o Polo de Tics é uma necessidade e vem consolidar esse movimento de tecnologia e inovação, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento para Alagoas. “O investimento que o Governo do Estado tem feito em Ciência, Tecnologia e Inovação é uma quebra de paradigma. O governador vai deixar uma grande marca para o Estado”, ressalta Setton.
Durante o evento também estiveram presentes o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; o reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo Campos; o superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Herbert Buenos Aires; o presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas, Alysson Oliveira, além de outros representantes de instituições públicas e privadas do Estado.
Fonte: Agência Alagoas