Homenagem :Escritores alagoanos recebem homenagem de estudantes do Cepa
Numa “viagem pela literatura alagoana”, tema desta segunda edição da Semana Literária do Cepa (Selipa), alunos das 11 escolas do complexo educacional e da sala de recursos multifuncionais da educação especial apresentaram nesta quarta-feira (3), em frente à sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), uma série de exposições e peças teatrais em tendas literária para homenagear vários escritores alagoanos. Três dos homenageados, os escritores Arriete Vilela, Maurício Macedo e Marijose Albuquerque estiveram no Cepa para prestigiar o evento.
A Selipa, promovida pela equipe pedagógica da 15ª CRE em parceria com o Núcleo de Artes e as unidades escolares do complexo, teve sua primeira edição em 2013. O finalidade do evento é resgatar, de forma dinâmica e lúdica, o gosto pela leitura e, principalmente, à literatura, além da formação de leitores.
Homenageados
Para a escritora, poeta e contista, Arriete Vilela, esta iniciativa, saindo um pouco da sala de aula e trabalhando com estes projetos, seja em oficinas ou na dramatização teatral, proporciona a abertura de um olhar diferenciado para a literatura, incentivando à pesquisa, à criatividade e promovendo a interação social e espírito de equipe.
“Achei muito gentil a homenagem e aceitei prontamente o convite da professora Alzira Freire, da escola Afrânio Lages, minha ex-aluna e personagem de um dos meus livros, Auzirinha. Estes trabalhos alargam a visão de mundo”, declarou a escritora, apresentando sua obra mais recente, o livro de poemas “Teço-me”.
Outro escritor que visitou as tendas foi Maurício de Macedo, homenageado pela escola estadual Laura Dantas, com a obra “Aventuras da Nega Fulô”, na qual a personagem “foge” da obra de outro consagrado escritor alagoano, Jorge de Lima, para interagir, em tom de brincadeiras, com diversos personagens da terra. “Tudo começou numa grande brincadeira, que acabou virando um poema, com fundo crítico”, explica o autor.
Já a escritora Marijose Albuquerque, na tenda em sua homenagem, recitou poesias e interagiu com os alunos presentes. Autora de diversas obras infantis, ela agradeceu à Escola José da Silveira Camerino. “Sinto-me muito feliz por ter sido escolhida por esta escola e também honrada por estar na companhia de tantos escritores ilustres de nossa terra”, declara.
Escolas e homenageados
A escolha dos escritores alagoanos homenageados na segunda edição da Selipa teve início ainda no primeiro semestre deste ano, durante a jornada pedagógica, contando ainda com a participação dos alunos, que também foram consultados.
A lista das escolas e respectivos homenageados foram: Maria José Loureiro – Graciliano Ramos; José da Silveira Camerino – Marijose Albuquerque; Teotônio Vilela – Maria Luisa de Sá; D. Pedro II – Aurélio Buarque; Princesa Isabel – Artur Ramos; José Vitorino da Rocha – Ledo Ivo; Maria Rosália Ambrózzio – Profª Enide Lisboa de Magalhães; Afrânio Lages – Arriete Vilela; Laura Dantas – Maurício Macedo; Moreira e Silva – Jorge de Lima; José Correira da Silva Titara – Graciliano Ramos; e Núcleo de Arte – Getúlio Mota.
Programação
As ações da semana literária foram iniciadas desde segunda-feira (1º), com a abertura oficial, no Teatro Linda Mascarenhas; seguida das apresentação de produções teatrais, no dia 2, também no Teatro Linda Mascarenhas. Nesta quinta-feira (4) serão promovidas novas apresentações no teatro no horário das 8h às 17h. As atividades se encerram na sexta-feira (5) com as oficinas de produção textual, elaboração de redação e contação de histórias nas escolas, das 9h às 16h.
Fonte: Ascom/SEE