Pedra fundamental do Polo de TICS será lançada nesta sexta-feira

largePara marcar o início da obra de construção do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS) será lançada a pedra fundamental na próxima sexta-feira (5), às 10h, em solenidade na Associação Comercial de Maceió, no Jaraguá. Em seguida, será inaugurada a nova sede da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), também na Rua Sá e Albuquerque, a qual compõe o ambiente de TI que começa a se configurar no bairro.

 

Com investimento de R$ 15 milhões do Estado de Alagoas, através do Proinveste, o Polo de TICS será o maior atrativo para consolidar o ambiente de inovação tecnológica no Jaraguá. A obra deve ser concluída em 2015. O Polo ficará localizado próximo ao Centro de Convenções de Maceió, no mesmo lugar onde funcionará a sede do Parque Tecnológico de Alagoas.

O Polo de TICS compõe o Parque Tecnológico juntamente com os Polos Agroalimentares dos municípios de Batalha, inaugurado no último dia 29 de agosto, e de Arapiraca, o qual abrirá as portas no dia 12 de setembro.

 

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, a área de TI no Estado tem crescido significativamente nos últimos anos. Segundo ele, o Polo de TICS é uma necessidade e vem consolidar esse movimento de tecnologia e inovação, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento para Alagoas. “O investimento que o Governo do Estado tem feito em Ciência, Tecnologia e Inovação é uma quebra de paradigma”, ressalta Setton. “São R$ 30 milhões investidos na infraestrutura do Parque Tecnológico. Com esse aporte, estamos melhorando ainda mais a competitividade das empresas de TI e as startups alagoanas”.

Alagoas também tem despontado no cenário nacional de TI nos últimos anos graças a qualidade das startups e empresas do segmento, com seus projetos e aplicativos inovadores. É o caso dos prêmios conquistados por projetos como o Hand Talk, CrowdMobi, TraktoPro, dentre outros aplicativos com soluções inéditas em diversas áreas.

 

Soluções integradas

 

O Polo de TICS vai atuar intermediando parcerias entre governo, universidade e mercado, em busca de soluções para melhorar o desempenho das empresas instaladas no estado, tornando-as cada vez mais competitivas e inovadoras. O trabalho vai preservar e proteger os desenvolvedores locais, dando maior suporte à questão de registros e patentes.

Haverá um ambiente propício para os setores público e privado, para pessoas, organizações e instituições de ensino e pesquisa que, juntos, contribuirão para a criação e instalação de novas empresas de pequeno, médio e grande portes, atendendo a áreas potenciais no estado, tais como metal-mecânica, construção civil, química e plástico, sucroenergético, sucroalcooleiro, petróleo e gás, mineração, e as cadeias produtivas locais. “Teremos o melhor Parque Tecnológico do Nordeste e um dos maiores do país”, conclui Setton.

 

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *