Ibope: Dilma recupera 3 pontos, mas Marina continua a vencer
RIO — Pesquisa ibope divulgada na tarde desta quarta-feira pelo site do jornal “O Estado de S. Paulo” mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou três pontos percentuais em relação ao último levantamento sobre disputa dos presidenciáveis, feito há uma semana, e chegou a 37% das intenções de voto. Já Marina Silva (PSB) cresceu quatro pontos, e alcançou 33% das intenções. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as duas estão empatadas tecnicamente. Na simulação do segundo turno, Marina venceria com sete pontos de vantagem: 46% a 39%. Antes, a diferença era de nove pontos: 45% a 36%.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, caiu quatro pontos: de 19% para 15%. Pastor Everaldo continua com 1%, e os demais postulantes ao Planalto não chegaram a 1%. Brancos e nulos somam 7%, e não sabem ou não responderam 5%.
PESQUISA ESPONTÂNEA
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio. A presidente aparece com 47% e o tucano com 34%. Há uma semana, o cenário era de 41% para a presidente e 35% para o senador.
Na pesquisa espontânea, em que o instituto questiona o entrevistado sobre quem vai votar sem ainda apresentar as opções a ele, Dilma tem 31%, enquanto Marina aparece com 25%. Aécio tem 11%. Os eleitores que apontam espontaneamente em que vão votar geralmente têm pouca tendência a mudar de opção.
MELHORA NA AVALIAÇÃO DO GOVERNO
Dilma viu a avaliação de seu governo melhorar. O índice de ótimo e bom passou de 34% para 36% em uma semana, enquanto o percentual dos que acham a administração ruim ou péssima oscilaram de 27% para 26%. Aqueles que consideram a gestão da petista como regular passaram de 36% para 37%.
A presidente é a candidata com a maior taxa de rejeição: 31%. Ainda assim, o índice caiu cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa. Ao todo, 12% dos entrevistados disseram que não votariam em Marina de jeito nenhum, enquanto o percentual anterior era de 10%. A taxa de rejeição de Aécio permanece em 18%.
PERFIL DO ELEITORADO
Com 35%, a petista e a candidata do PSB estão empatadas entre o eleitorado feminino. Entre os homens, Dilma tem oito pontos de vantagem: 39% a 31%.
Os melhores índice de Marina são alcançados entre o eleitorado de até 24 anos (37%), com curso superior (37%) e da região Sul (40%). Entre os evangélicos, ela chega a 43%. Já Dilma tem melhor desempenho entre os que têm 55 anos ou mais (41%), quatro anos de estudo (50%) e vivem no Nordeste (48%).
A pesquisa Ibope entrevistou 2.506 pessoas em 175 municípios e foi contratada pelo “Estado de S. Paulo” e pela Rede Globo. As entrevistas foram feitas entre domingo e terça-feira. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-00514/2014.
O GLOBO