Candidatos ao governo de Alagoas participam de sabatina da AMA

7994_ext_arquivoOs candidatos a governador de Alagoas, Júlio Cezar (PSDB), Benedito de Lira (PP), Mário Agra (PSOL) e Renan Filho (PMDB) participaram, na manhã desta segunda-feira (1), de uma sabatina promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no Centro de Convenções, em Maceió.

Prefeitos de cerca de 40 municípios alagoanos, correligionários e aliados políticos participaram do evento e tiveram a oportunidade de ouvir os candidatos respondendo perguntas sobre Educação, Saúde, Segurança Pública e Desenvolvimento Social.

Na área da Saúde, todos os candidatos afirmaram que irão manter os Programas estaduais de Assistência à Urgência e Emergência (Provida), de Implementação da Rede de Atenção Materno-Infantil de Alagoas (Promater) e Prohosp Especialidades que garantem repasses mensais para as unidades hospitalares da capital e do interior do Estado. Já no setor de Educação, o incentivo ao Ensino Integral está no programa eleitoral dos quatro candidatos.

“Meu compromisso, além de manter esses programas, é de fortalecê-los, indo buscar recursos junto ao governo federal. Apenas 3,6% do PIB é voltado para a Saúde, precisamos pressionar para aumentar esse valor”, afirma Júlio Cezar. “Precisamos mergulhar também na Educação, pois o estado tem 328 escolas, dessas, 178 foram reformadas, mas ainda não é suficiente. Temos que envolver sindicatos, associações e prefeituras. É um desafio de todos fazer com que nossas crianças terminem o Ensino Fundamental na idade certa”, concluiu o tucano.

Já Biu de Lira destacou a necessidade de especialistas à frente da pasta de Saúde no Estado. “É preciso equipar os hospitais e cuidar das pessoas. Saúde pública será primordial no meu governo, vou colocar especialistas à frente desse setor, gestores que sejam profissionais e não dependam de politicagem. Parafraseando Eduardo Campos, não vamos desistir de Alagoas, vamos investir em educação de qualidade”, promete.

Mário Agra afirmou que a primeira coisa que fará, caso seja eleito governador, é uma auditoria nas contas estaduais. “É fundamental que saibamos quanto a gente deve, quanto temos em caixa. Tem muitos setores que são beneficiados de forma ilegal no estado. É preciso saber onde buscar os recursos e quebrar os incentivos fiscais ilegais de alguns setores para direcionar a arrecadação à Saúde. A Educação passa por uma situação de calamidade, vamos buscar recursos para investir em concursos públicos para professores e escolas”, diz o candidato do PSOL.

Renan Filho (foto) garantiu que construirá UPAS se eleito governador de Alagoas. “O descontentamento dos alagoanos com a Saúde é grande nas pesquisas que fazemos. Vou manter e fortalecer os pró-hospitais, construir UPAS nos municípios para avançar. As escolas, merendas e professores municipais são mais satisfatórios que os estaduais. Vamos investir em escolas em tempo integral, avançar no Ensino Fundamental e afalbetizar nossas crianças”, conclui o candidato.

Em relação à Segurança Pública, os quatro candidatos admitiram que é um desafio mudar o cenário atual e prometeram investimentos em políticas públicas para evitar que os jovens se envolvam com a criminalidade. Aos prefeitos, os candidatos garantiram que farão uma gestão próxima dos municípios, para ouvir os problemas de cada cidade.

“A violência não é só questão de polícia. Vamos criar políticas públicas e gerar oportunidades de emprego para evitar problemas sociais. O crime organizado está onde o estado e o município não conseguem chegar. A integração com os prefeitos é fundamental para o desenvolvimento de projetos econômicos que gerem recursos aos municípios”, afirma Júlio Cezar.

Biu de Lira destacou que no Congresso Nacional conseguiu trazer o maior volume de recursos federais para Alagoas. “Lá no congresso tem muita falação, mas pouca produção. Eu tenho muitos projetos na prateleira e vocês, prefeitos, sabem disso. É preciso vontade política. Todos os prefeitos serão convocados e ouvidos, sem isso de agendar, é só chegar e vai ser atendido. Com tratamento igualitário e sem descriminação. Na Segurança, vamos investir em videomonitoramento, entre outras ações. Será um governo de ação e desenvolvimento “, promete o candidato.

Mário Agra disse desconfiar da forma de monitoramento que é feito no setor de Defesa Social. “Esse tipo de monitoramento não me convence ainda. Vou investir em políticas públicas arrojadas. Os valores do aluguel de viaturas é um absurdo, esse dinheiro poderia ser investido em outros setores”, afirma.

Renan Filho ressaltou o programa de governo que prevê a restruturação, repressão e prevenção na Defesa Social do Estado. “Vamos reformar as delegacias, integrar as polícias, colocando grupamentos militares ao lado das delegacias, incentivar repressão com mais policiais equipados na rua e fortalecer os investimentos contra a impunidade”, diz.

O presidente da AMA, prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), ressaltou a importância da sabatina para o momento eleitoral. “Mais importante do que eles nos ouvir foi nós ouvirmos o que eles pensam sobre algumas questões delicadas no estado. Principalmente, qual o compromisso deles em relação a algumas dificuldades enfrentadas em Alagoas”, conclui.

 

 

 

Fonte: G1 Al

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *