Cruzeiro volta a Alagoas pouco mais de um ano após ter goleado o CSA
Pela Copa do Brasil, o Cruzeiro volta a Alagoas quase um ano e meio depois de ter goleado o CSA. São grandes diferenças no time que atuou em abril de 2013 e venceu o Azulão por 3 a 0. Tomando como base a escalação inicial definida pelo técnico Marcelo Oliveira na goleada por 5 a 0 sobre o Santa Rita, quarta-feira, em Belo Horizonte, são poucos os jogadores que devem voltar a atuar em solo alagoano, apesar de muitos daquele grupo ainda fazerem parte do elenco.
Em 2013, o time titular da Raposa foi a campo para o jogo da primeira fase do torneio nacional com: Fábio, Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro e Diego Souza; Borges e Dagoberto.
Destes, apenas o goleiro Fábio e o atacante Dagoberto também entraram de primeira contra o Santa Rita no Mineirão, na abertura do mata-mata das oitavas de final. O lateral Ceará, o zagueiro Léo, o volante Nilton, e os meias Ricardo Goulart e Everton Ribeiro também atuaram em Alagoas no ano passado, mas no jogo contra o Leão de Boca da Mata figuraram apenas no banco de reservas, por opção do treinador.
O goleiro Rafael, opção para a vaga de Fábio, coincidentemente, foi relacionado nas duas oportunidades contra os alagoanos, mas no banco de reservas.
Equipe em formação em 2013
Recém-contratado, o treinador cruzeirense começava no período do duelo contra o CSA a montar o time que seria o grande campeão brasileiro ao fim do ano. Daquela equipe, grandes estrelas despontaram, a exemplo de Goulart e Everton, convocados recentemente pelo técnico Dunga para os amistosos da seleção brasileira.
Outros não tiveram continuidade, como o meia Diego Souza, então titular absoluto, negociado com o futebol árabe ainda no meio de 2013, e o volante Leandro Guerreiro, dispensado ao fim da última temporada, assim como o lateral-esquerdo Everton.
Na vaga do antigo camisa 10, a responsabilidade de ajudar a conduzir o time rumo à taça passou para o veterano Júlio Baptista, contratado junto ao Málaga-ESP. Lucas Silva, considerado em 2013 uma grande promessa da Toca da Raposa, virou titular na contenção, deixando Guerreiro no banco, enquanto Egídio ganhou mais espaço na esquerda, diminuindo as chances de Everton.
Time misto?
Na liderança da Série A do Brasileirão e com a vantagem de sofrer até quatro gols do Santa Rita e se classificar, o Cruzeiro deve optar por levar a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, uma equipe mista. Apesar de Marcelo Oliveira ainda não ter se pronunciado, as baixas dos jogadores convocados para as seleções principal e sub-20, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, Lucas Silva e Alisson, estão confirmadas.
Henrique Pereira colaborou sob supervisão de Victor Mélo.
Globo Esporte